domingo, 6 de fevereiro de 2011

Limpando arquivos temporários

Todo mundo sabe que o Windows e a maioria dos programas, criam arquivos temporários para seu uso. Porém, nem todos os programas apagam os rascunhos que criam, deixando-os entulharem o sistema do usuário.

Os arquivos temporários ocupam espaço no HD, como qualquer outro arquivo, e assim por si só, eles não reduzem o desempenho dos sistemas.

Mas, aos poucos, conforme mais e mais arquivos inúteis vão ficando armazenados, o computador começa a ficar mais lento, por causa da fragmentação dos dados no HD. Além do espaço desperdiçado, que pode chegar a vários gigabytes em HDs de quem nunca limpa os temporários.

O Windows possui um acessório de limpeza de disco, básico mas que cumpre seu papel, apesar de ser lento para listar o quanto de espaço será liberado.

Trata-se do utilitário "Limpeza de disco", que você pode acessar clicando no botão "Limpeza de disco", na janela das propriedades da unidade desejada, no "Meu computador". Ou, se quiser, pode abri-lo digitando "cleanmgr" no "Iniciar > Executar".

Uma solução de terceiros é o CCleaner, um programa gratuito e recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário