quarta-feira, 27 de julho de 2011

Conduta ética no Trabalho

A ética todos sabem o que é, mas que não é fácil de explicar.
Ser ético é tudo aquilo que ajuda a melhorar o ambiente em que se vive tornando-o saudável.

Precisamos ter consciência dos nossos valores, que dá legitimidade a uma pessoa.

Conduta ética no trabalho:
  1. Ter em mente a Visão e Valores da sua empresa.
  2. Saber  suas atribuições e responsabilidades.
  3. Respeitar a hierarquia.
  4. Comprometimento e envolvimento com a missão.
  5. Ser assíduo e pontual.
  6. Tratar todos com respeito.
  7. Assumir uma atitude imparcial, com isenção.
  8. Exercer suas funções com competência e eficiência.
  9. Demonstrar confiança e energia (conheça suas fraquezas).
  10. Conhecer os aspectos legais dos seus direitos e deveres.

domingo, 24 de julho de 2011

Criatividade no trabalho


Em grande parte das vezes, a criatividade não é expressa para criar de produtos com tecnologia revolucionária e inovadora, a criatividade mais importante é a que acontece em pequenas mudanças e melhorias que possuem na sua simplicidade a essência do pensamento criativo.

Porque ser criativo...

... para resolver algum problema de difícil solução, que exige a busca de um número maior de alternativas do que as soluções tradicionais.
... para atender a uma necessidade específica do cliente.
... para preparar uma apresentação de um trabalho para a diretoria.
... para justificar a não entrega de um relatório no prazo.
... para convencer os colegas a te ajudar em alguma tarefa.
... para incentivar sua equipe a fazer algo que eles não querem, sem forçá-los.
... para identificar oportunidades de melhoria em alguma atividade ou processo.
... para achar argumentos para negociar melhores contratos com os fornecedores e parceiros.
... para explorar melhor o potencial das pessoas da sua equipe.
... para passar o tempo durante uma reunião chata.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Princípios do sucesso de uma equipe

O sucesso de um projeto depende do desenvolvimento de uma equipe de trabalho unida e eficiente, com bjetivos claros para todos, flexibilidade e sensibilidade para avaliar os resultados.

Os princípios

1- Comece com um objetivo em mente. Sua equipe só vai chegar a algum lugar se souber exatamente para onde, bem como a meta geral da equipe. Definir datas que são possíveis para alcançar as metas, também é importante para a eficiência do trabalho em equipe.
2- Saber como conquistar este objetivo. Tão importante quanto saber para onde ir é saber como chegar e quais as ferramentas necessárias para alcançar os objetivos..
3- Começar a agir agora. Quando sua equipe já sabe a meta geral e individual do grupo, sabe como alcançá-la, é arregaçar as mangas e ir atrás do resultado.
4- Desenvolva uma relevância. É ter um sensor de cuidado, ou seja, o líder deve estar atento e consciente para perceber se sua equipe está se aproximando ou se afastando do objetivo inicial.
5- Flexibilidade. Ao perceber que algo esta sendo feito de forma errada, saber parar, rever o plano e começar novamente..

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Faça a diferença

Quando contrata, a empresa está buscando uma solução para competências técnicas, e demite por competências comportamentais.

É imprescindível que o profissional invista na sua formação, mas também que desenvolva as habilidades que agregam valor a empresa.

O profissional valorizado no mundo coorporativo é aquele que tem um bom relacionamento interpessoal, que sabe trabalhar em equipe, com criatividade, ética e motivação.

Ser eficiente é o mínimo para, apenas cumprir sua tarefa, sem se preocupar em desenvolver suas potencialidades.
Ser eficaz é fazer a diferença, buscar o novo, se preocupar com o resultado.

Toda empresa espera um profissional efetivo, aquele que desenvolve seu trabalho com eficiência e eficácia, realizando suas atividades no mais perfeito padrão de qualidade e no menor tempo possível, superando as expectativas.

Com este padrão de conduta, fica mais se aproximar dos profissionais de sucesso.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Controle da raiva

Conte até dez e respire fundo, embora antigo é o conselho mais eficiente para a hora de tensão.

O departamento de psicologia da Universidade Federal de São Paulo desenvolveu os exercícios abaixo que ajudam quando é preciso recuperar a calma. E o melhor é que as atividades podem ser feitas discretamente na sua mesa.

1. Sente confortavelmente. Afaste ligeiramente as coxas. Voltadas para baixo, apóie as mãos nas pernas. Relaxe os ombros. Feche os olhos e respire fundo por quatro segundos e encha a barriga de ar. Retenha o ar por dois segundos. Solte o ar por cinco segundos e sinta a barriga se esvaziando. Mantenha toda a atenção voltada aos movimentos respiratórios. Faça o exercício durante cinco minutos.

2. Mantendo o corpo relaxado, focalize a atenção no braço direito. Dobre o pulso e force ligeiramente a mão direita para trás. Mantenha a posição por dez segundos e sinta a tensão. Relaxe o pulso. Respire profundamente. Repita o exercício com a mão esquerda.

3. Focalize a atenção na perna direita. Mantenha o corpo relaxado. Force as pontas dos dedos do pé direito no chão. Levante o calcanhar e faça um pouco de força com os pés. Perceba a tensão. Relaxe o pé. Respire por três segundos. Repita com a outra perna.

4. Mantenha o corpo relaxado. Force os ombros em direção às orelhas. Respire. Perceba a tensão. Relaxe os ombros. Faça movimentos rotatórios com os ombros. Relaxe.

5. Focalize sua atenção no rosto. Franza a testa como se estivesse preocupado. Mantenha a posição por dez segundos. Perceba a tensão que se forma na testa. Relaxe. Respire fundo.

sábado, 9 de julho de 2011

Trabalho e Outras Coisas

Atualmente o trabalho é muito mais intelectual do que braçal. E também o número de horas dedicadas ao trabalho é muito maior do que aquele gasto com outras atividades, (coisas como: atividade física, social, laser, até fisiológicas como dormir).            
Vive-se trabalhando..
E se esta relação, pessoa X atividade, não for prazerosa e satisfatória, certamente esta pessoa não será feliz. Pessoas infelizes são pessimistas, irritadas, vivem de mal com o mundo.   
A regra mais importante é, fazer o que gosta, chave para se alcançar o sucesso.            
Quem faz o que gosta trabalha com prazer, encara o trabalho como algo desafiador e excitante, como uma maneira de crescer, aprender coisas novas e explorar novos caminhos.
O trabalho, por menos importante que seja, tem que nos ensinar que ele é sempre importante.
Quem segue sua vocação faz do seu trabalho sua distração

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Humor no Trabalho

Temperamento é algo intrínseco da personalidade da pessoa, mas pode ser trabalhado e melhorado.

Encontrar a harmonia entre as relações pessoais no trabalho nem sempre é fácil.

O Bom

O bom humor no trabalho não só torna as relações interpessoais mais agradáveis, como melhora a produtividade, ameniza pressões e o estresse.

Além disso, o bom humor pode ser usado para resolver e diminuir conflitos na empresa.

Também estimula a produção de hormônios responsáveis pela sensação de bem estar, porem existe um limite entre o bom humor construtivo e o destrutivo.


Isso não significa que tudo deva ser tratado com alegria, pois, pode diminuir a percepção de riscos, e, quando a situação é realmente crítica, é melhor deixá-la de lado.

O Mau

O mal humorado não vai para frente e impede os outros de evoluir.
Caracteriza-se por não celebrar vitórias, não sorrir, gosta de chamar a atenção, pode até ser simpático, mas não empático. É do tipo que não muda.

Passar o dia calado, de cara feia, não ajuda a resolver os problemas. Pelo contrário no ambiente corporativo isso só lhe trará mais dor de cabeça.
 
Tenha o mínimo contato possível com o mal humorado. Você deve se relacionar apenas profissionalmente, deixando o lado pessoal de fora.