domingo, 13 de junho de 2010

Armadilhas na Internet

Com medidas de cautela tomadas pelos usuários principalmente em relação a e-mails recebidos é possível reduzir as fraudes pela Internet.

As medidas preventivas incluem não fornecer senhas, só dar dados pessoais para sites reconhecidos e de procedência confiável, não aceitar ofertas tentadoras e não abrir anexos de e-mail vindos de desconhecidos com extensão capciosa.

- Trate toda mensagem de e-mail (e chamada telefônica) não solicitada com desconfiança, e evite clicar em links contidos nestas mensagens.

- Fique atento a códigos de discagem estranhos e pesquise-os junto a operadoras telefônicas legítimas, evitando chamadas de longa distância e internacionais.

- Verifique o site oficial das organizações para confirmar os números de telefone do serviço de atendimento ao cliente. Mas atenção: ao fazer isso, não clique em links presentes em mensagens de e-mail, sempre digite você mesmo o endereço do site no seu navegador.

- Se possível, verifique nos registros telefones, e-mails legítimos entre outras informações.

- Mantenha-se atualizado sobre as últimas técnicas para roubo de identidade, por meio de boletins, sites de segurança e outras fontes confiáveis.

- Analise mensagens de e-mail recebidas em busca de sinais, como gramática pobre, erros de digitação, endereços Web estranhos, ou qualquer outra coisa que pareça suspeito.

- Encaminhe às autoridades e grupos especializados as mensagens suspeitas que receber. No Brasil, os endereços abaixo estão disponíveis para receber denúncias: crime.internet@dpf.gov.br - E-mail da Polícia Federal para denúncias de crimes na Internet.

Verifique junto ao seu provedor de Hospedagem e E-mail o que ele oferece para você se proteger contra Spam e como ativar essa ferramenta. Geralmente bons provedores de hospedagem são capazes de fazer uma pré-análise das características das mensagens recebidas pelos usuários e classificá-las como legítimas ou spam.

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