segunda-feira, 7 de junho de 2010

Estresse no trabalho

Ter qualidade de vida é um assunto que tem preocupado muitos. Conciliar trabalho e vida pessoal ainda é um dos maiores desafios das pessoas, face às muitas exigências da atualidade.

Dividido entre obrigações e vida pessoal, muitos dos profissionais se ressentem de não ter tempo para a família, lazer e saúde, e se assustam quando começam a perceber os sinais de estresse em seu corpo, decorrente da agitação, pressões, cobranças, entre outros muitos fatores.

O medo da demissão e as pressões de chefes e superiores, podem gerar um quadro de esgotamento físico e mental, conhecido como “estresse”.

Em nossa vivência profissional, deparamos com casos extremos, onde o estresse tem impossibilitado trabalhadores de exercerem sua função no trabalho.

O estresse pode se desenvolver e prejudicar seriamente a vida de uma pessoa. No entanto, tem cura e, pode ser evitado com um plano de prevenção, que inclui desde mudanças de comportamento até cuidados especiais com a alimentação.

Uma das principais atitudes de combate é saber lidar com as diferenças de personalidade no ambiente de trabalho. O medo de ensinar o serviço para o colega de trabalho, é o temor de perder espaço na empresa. Porém, a melhor atitude neste caso é procurar “somar competências”, buscando a constante atualização dentro de sua área, podendo assim superar esta insegurança.

O combate ao estresse pode também estar na prática de diversas formas de relaxamento, e terapias, como ioga e acupuntura, como também, adotar o hábito de praticar alguns hobbies.

A busca de uma melhor qualidade de vida não só no trabalho, como fora dele é perceber o mundo de forma positiva. Criar uma atmosfera de entusiasmo e harmonia. Mudar para melhor.

Ter paixão pelo que se faz. Repensar as prioridades da vida. Equilibrar razão e emoção. Fazer mais concessões para si mesmo. Ter maior flexibilidade para lidar com as diferenças. Ter um bom relacionamento familiar e com os amigos.

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