Demonstra uma extraordinária habilidade em reconhecer os sentimentos dos outros, e estabelece um rápido e amistoso contato. Gesto que denota uma habilidade especial nas relações humanas, onde supõem-se a presença de um conjunto de capacidades que evoluem ao longo da vida.
- Capacidade de liderança, isto é, de mobilizar e coordenar os esforços de um grupo de pessoas.
- Capacidade de negociar soluções, ou seja, de ser um moderador entre as pessoas, para evitar o surgimento de conflitos ou para solucionar os já existentes.
- Capacidade de estabelecer contatos pessoais, o que requer amizade, amor ou trabalho de equipe. Trata-se da habilidade de conviver bem com todos, que sabem reconhecer o estado emocional dos demais e que, por isso, costumam ser muito estimados pelos seus colegas.
- Capacidade de análise social, isto é, de detectar e intuir os sentimentos, motivações e interesses das pessoas, o que revela uma grande percepção.
O conjunto dessas habilidades - inatas ou adquiridas - constitui a matéria-prima da inteligência inter-pessoal, é o ingrediente fundamental da atração, do sucesso social e do carisma pessoal.
Habilidades que conduzem a uma incontestável vantagem na vida familiar, nas relações de amizade, no ambiente de trabalho e em muitos outros âmbitos da existência.
Essas pessoas socialmente inteligentes sabem controlar suas emoções, convivem mais facilmente com os demais, captam imediatamente suas reações e sentimentos, e graças a isso são capazes de solucionar os conflitos que sempre surgem em qualquer interação humana.
São, inclusive, líderes naturais, que sabem expressar os sentimentos coletivos latentes e conduzir um grupo ao sucesso de seus objetivos. Trata-se do tipo de pessoas com as quais todos querem conviver, porque trazem sempre colaborações construtivas e transmitem bom humor e sentido positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário