quinta-feira, 15 de abril de 2010

A organização no ambiente de trabalho

Devido à correria do dia a dia, não temos tempo para prestarmos atenção em nosso local de trabalho. E por isso, em alguns casos, trabalhamos num lugar desorganizado.

Este ambiente não indica que os funcionários trabalham bastante, não tendo tempo para cuidar destas coisas.

Devemos ter em mente é que esta organização é importante. Afeta até mesmo o nosso rendimento no serviço.

Agora, se temos problema com a organização, existem algumas ferramentas que podem nos ajudar, como o 5S, que significam 5 palavras iniciadas com a letra S em japonês abaixo definidas;

Seiri - senso de utilização - o que é realmente necessário no ambiente de trabalho (ferramentas, materiais, papéis etc). O resto deve ser guardado ou descartado.

Seiton - senso de ordenação – do espaço organizado (quadro de ferramentas, arquivo de documentos etc).
Seisõ - senso de limpeza - a limpeza é uma necessidade diária de qualquer ambiente. Devemos fazer a limpeza. No final do expediente pode-se tomar alguns minutos para executar este procedimento.

Seiketsu - senso de saúde – onde se padroniza as práticas do trabalho, como manter os materiais juntos, canetas com canetas, livros, etc. Favorece à saúde física, mental e ambiental.

Shitsuke - senso de autodisciplina - fazer a manutenção dos itens acima. É difícil, pois é ita a ter uma outra visão diferente do ambiente que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário