quarta-feira, 31 de março de 2010

Perseverança

Sentimento de um obstinado e vai além das críticas, acreditando que seu sonho, se realizará.

Como acha que será o seu final de semana, já tem tudo programado?
Quais as chances de conseguir um final de semana que te possibilite descansar, se divertir e obter forças para enfrentar a próxima semana?
.
É curioso que quando se trata de planos pessoais, temos ambições mais leves, menos pressionadoras, nossas vontades vão se realizando com a determinação.
Se há necessidade de um desvio, em geral, aceitamos resignadamente e sem tanta oposição, é mais fácil aceitar o que nos chega, no campo pessoal do que no profissional.
Este deveria ser um modelo para nossas práticas profissionais, já que muitas vezes, perdemos o foco pelo excesso de pressão e incapacidade de concentração, motivados pela imposição do ter que acontecer.
.
Perseverar, está mais relacionado a uma questão interna, pessoal, que externa e factual.

Como reage diante dos obstáculos, como está sua carreira?
Saber o caminho que está percorrendo é imprescindível para que você possa seguir no mesmo curso, ou desviar-se dele.
Perseverança consciente e assertiva pode ser produtiva, ilusória ou também em muitas vezes a perda de possibilidade.
Ao apostar em determinado percurso, encontre os obstáculos, anteveja as dificuldades.
Desenvolva o planejamento de sua realização, com a perseverança necessária para enxergar o quanto deve acelerar ou reduzir.
.
Doses e tempos certos, ajustam o alvo, equilibram o percurso e promovem a conquista..

terça-feira, 30 de março de 2010

Comportamento Ético

Decisões éticas baseiam-se em um conjunto de valores fundamentais. ser honesto, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, íntegro, educado, e fiel.

Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

Agir corretamente não é só uma questão de consciência. É um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada.
Atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso.

Ser ético é uma característica fundamental.
Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. Estar tranqüilo com a consciência pessoal. Agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.

Para saber se uma empresa é ou não ética é preciso verificar a maneira como ela se planeja e cria soluções para evitar deslizes e problemas. Prevenção é a palavra de ordem em qualquer organização que valorize a ética nos seus negócios e no ambiente de trabalho.

Não existe uma receita universal, pronta e eficaz para resolver todas as questões. A decisão sempre varia de pessoa para pessoa, de consciência para consciência. Cada um tem seus limites, impostos por suas crenças e pelas leis, e deve segui-los.

Estratégias:
1) Não faça nada que não possa assumir em público.
2) Certifique-se de seus valores com o meio em que vive.
3) Verifique as conseqüências do seu ato em relação a todos os envolvidos.
4) Saiba ouvir o cliente. É aconselhável ouvir mais do que falar.
5) Trabalhe os temas polêmicos,promessas ao cliente com relação a atendimento e prazos.
6) Participe de reuniões, encontros e eventos de formação, treinamento e desenvolvimento.
7) Evite rivalidades. Cultive boas relações dentro e fora das equipes.
8) Pontualidade em termos do horário de trabalho. Observe políticas, normas e procedimentos.
9) Não se omita. Assuma seus erros.

O caráter da empresa é o caráter que seus empregados têm.
Falhas éticas destroem carreiras e organizações.
Agir eticamente sempre será uma decisão pessoal

segunda-feira, 29 de março de 2010

Organize sua mesa de Trabalho

Conseguir manter a sua mesa de trabalho limpa e organizada já é meio caminho andado para aliviar o stress do dia-a-dia.

ORGANIZAR SUA MESA:
- A freqüência de uso é a chave para a localização, pense em sua mesa inteira como “espaço principal”. Tudo que fique perto deve valer a pena, o que significa usá-los com freqüência.

- O objetivo não é uma mesa perfeita o tempo todo. É a capacidade de encontrar coisas quando precisa delas e ter sempre um local de trabalho limpo. Deve-se processar tudo o que estiver em sua mesa, colocando cada coisa em seu local apropriado com rapidez e facilidade.

- Se tiver uma caixa de saída, limpe-a pelo menos uma vez ao dia.

ORGANIZAR SUAS GAVETAS:
1. Reorganize itens, colocando os que forem afins juntos.
2. Limite seus itens pessoais em uma gaveta.
3. Coloque qualquer trabalho a fazer na superfície de sua mesa para processamento imediato.
4. Leve suas “tralhas” em excesso para outro lugar.
5. Apenas itens de uso freqüente devem ficar próximos a sua carteira de trabalho.

RELEMBRANDO...
1. Limpe sua mesa no final de cada dia;
2. Seja seletivo sobre o que manter;
3. Jogue coisas fora, rearquive rapidamente.

ORGANIZE-SE:

A falta de organização também faz com que a quantidade de trabalho que se tem a fazer pareça maior do que realmente é.
Evite esquecimentos e papéis com recados e lembretes por toda a parte. A maneira de lembrar é anotando, mas de forma organizada. Então, ao guardar coisas, faça uma anotação, conforme sugestões abaixo:
- Agenda: Anote tudo e tenha apenas uma.
- Lista de coisas a fazer: Priorize ações e tenha apenas uma com no máximo 15 itens.
- Lista de projetos: Separar atividades diárias de projetos de longo prazo

BENEFÍCIOS DE SER ORGANIZADO(A):
- Maior controle sobre minha mesa;
- Outros podem encontrar informações quando eu estiver fora;
- Ser um bom exemplo;
- Ter mais tempo.
Agora depende de você!!!.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Boas maneiras e civilidade

A grande preocupação com a qualificação profissional muitas vezes acabar por desconsiderar o fato de que a qualificação é apenas uma das características que compõem o bom profissional.

O equilíbrio emocional, das boas maneiras e da civilidade. Coisas simples como cumprimentar os colegas ao chegar ou sair do ambiente de trabalho, ligar para as pessoas informando sobre imprevistos ou atrasos para um compromisso agendado, retornar as ligações telefônicas, recados e e-mails, conversar com os colegas usando as palavras "por favor" e "obrigado", boa vontade, e paciência para ouvir uma solicitação, cortesia e até o elementar cumprimento dos horários.

As causas responsáveis um comportamento similar, seja o fato dos relacionamentos não estarem recebendo a merecida importância, ou, descaracterizados sobretudo pelo uso de meios eletrônicos.

As exigências do dia-a-dia são tantas e o tempo tão curto, que as pessoas não tem se dedicado a manutenção das amizades, vizinhanças, colegas e familiares.

Cuidar dos relacionamentos é um importante exercício de civilidade, convivência, equilíbrio além de proporcionar a oportunidade de aprender, tolerar, liderar, influenciar, debater idéias.

É sempre interessante lembrar que saber se relacionar é uma arte, e, conhecimento técnico, na maioria das vezes, pode ser alinhado, melhorado ou iniciado com dedicação, pesquisa e treinamento.

Um não é suficiente sem o outro. Nestes tempos em que vivemos o mercado saberá valorizar o profissional mais completo.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Produtividade no trabalho

A cobrança por produtividade e melhores resultados, às vezes, é algo inevitável dentro da organização. A “era da informação”, junto com a competitividade do mercado, faz com que o profissional sempre tenha que mostrar elevado desempenho em suas atividades.

Conseguir administrar a rotina e aproveitar ao máximo as horas que trabalha pode ser favorável para alcançar a performance esperada.

Por isso, é fundamental que o profissional faça uma gestão do seu tempo e planeje as atividades cotidianas. A partir do momento em que se começa a adotar um método para organizar o tempo, os resultados aparecem rapidamente.

Anotar em cadernos, agendas, ou computador todas as atividades, pode ser extremamente útil para elevar o desempenho.

A má gestão do tempo disponível e o acúmulo de tarefas podem acarretar em desgastes, estresse, cansaço físico e psicológico, além de dificuldades de concentração.

O aumento da produtividade no trabalho também está diretamente relacionado com a vida pessoal. Dificuldade de relacionamento em casa e problemas relacionados à saúde são alguns fatores externos que podem prejudicar o profissional no trabalho.

Dicas para gerar produtividade;

1. Avalie o tempo necessário e estabeleça prazos para tarefas. Aprenda a gerir o tempo e a usar as horas que dispõe da forma mais produtiva possível, depois vá para casa e descanse.
2. Estabeleça prioridades identificando a importância e urgência de cada atividade. Geralmente a tendência é a urgência se sobrepor à importância. Acontecimentos urgentes sempre têm vínculo com prioridades e prazos de outras pessoas.
3. Planeje o seu dia de trabalho antecipadamente. Você terá sensação de estar com as coisas controladas. Foque seu planejamento.
4. Preocupe-se em mostrar resultados no período de trabalho. Será reconhecido como uma pessoa que age com competência e entrega os resultados que a empresa necessita, não perdendo tempo com coisas insignificantes.
5. Não deixe de delegar as atividades, seja claro na comunicação e certifique-se de que foi entendido no que delegou.
6. Tenha disciplina: Aprenda a dizer não em certas situações. Utilize o telefone sem exageros e evite interrupções durante reuniões.
7. Tenha objetividade em todas as circunstâncias, como em reuniões, telefonemas e e-mails. Estabeleça uma comunicação breve e objetiva (oral e escrita).
8. Se organize: Evite o acúmulo de papéis, organize sua mesa de trabalho.
9. Respeite seu relógio biológico: Permita-se momentos de lazer. Estabeleça tempo para atividades isoladas, como elaborar ideias.

O auto-gerenciamento requer planejamento e disciplina.

Pessoas cansadas, estressadas no trabalho é de difícil convívio, negligenciam as próprias atividades, abusam do limite do corpo e da mente, desprezam a qualidade de vida. E acabam cometendo erros por falta de atenção, bloqueiam inovações por falta de visão, além de criarem um clima de tensão que dificulta o trabalho em equipe.

terça-feira, 23 de março de 2010

Você é um Workaholic?

Workaholic é um viciado em trabalho.


Estudos recentes de casos clínicos em consultórios psicológicos e psiquiátricos concluíram que o vício em trabalho é similar ao vício em álcool ou drogas.. Para o Workaholic o trabalho torna-se uma obsessão.

Workaholics são pessoas que fazem do trabalho a sua principal razão de viver. Entre tantos motivos que levam a tal situação, estão a competição, busca de poder e status, realização profissional e as vezes, a maior razão, para muitas pessoas: a fuga de problemas íntimos ou familiares.

O workaholic faz de seu trabalho o sentido de sua vida, canaliza cada vez em maior escala sua energia no trabalho, sacrificando assim o lazer e as relações pessoais. É uma pessoa que racionaliza muito, desconsidera seus próprios sentimentos e tem um contato mínimo com si mesmo e com seus conflitos. É um tanto individualista e egoísta, por vezes uma ansioso.

Na família ou com os amigos, o workaholic sofre sem dar espaço para os sentimentos e os afetos, sempre insatisfeito consigo, alimenta a idéia de ser “onipotente” e “onipresente”, mas na verdade é um “omisso”, ou “ausente”, também um(a) amante que sempre que sempre oferece pouco companheirismo, contato e afeto.

O workaholic não relaxa, é constante a sua preocupação com o trabalho, onde a maior conseqüência é a deterioração da qualidade de vida e também daqueles que o cercam, a pessoa só começa a perceber que está se auto destruindo quando identifica algum quadro de estresse, depressão, isolamento ou problemas de saúde .

Se você identificou algum ponto aqui abordado, faça uma pausa, uma auto-análise, avaliando a sua maneira de se relacionar consigo e com as pessoas, a forma de resolver seus problemas afetivos - emocionais, e como tem se dedicado ao trabalho. Um forte indicador é se as pessoas à sua volta estão reclamando a sua presença. O trabalho é ótimo, gratificante e enriquecedor, mas não pode ser tudo na sua vida.

segunda-feira, 22 de março de 2010

O simples e o encantar

Muitas vezes ficamos atrás de coisas mirabolantes para podermos encantar as pessoas ou clientes.

Quando estamos interessados em algo ou as vezes em alguém nos pegamos pensando em planos estratégicos (sem metodologia, obviamente) para conquistarmos.

Com as organizações acontece quase a mesma coisa. Ouvimos cada vez mais a regra do “encantar o cliente”. São prêmios, vantagens, mas, na avaliação final, o resultado é pífio.

Na verdade estamos perdendo a essência dos relacionamentos. Estamos padronizando o ser humano.

Damos importância aos cargos, à vestimenta, à profissão e esquecemos, que todos nós não passamos de meros seres humanos
Todos nós temos necessidades fisiológicas, precisamos nos alimentar, dormir. Nada há de diferente.
.
Infelizmente isso não encanta mais ninguém. Precisamos parar de nos portamos no atendimento como caixas eletrônicos. Aliás, a única diferença entre equipamentos e pessoas é que o primeiro não tem vontade própria, de modo que nunca diz a você o que fazer.

O que está programado é feito, o que não está não se faz. Com gente, é diferente. Basta um pouquinho de poder e lá vem bucha.

Decididamente o encantamento não está nas “mirabolâncias”, mas na simplicidade. O ser humano precisa de afago, de uma mão amiga. Você não vai para o seu emprego para simplesmente passar o dia, também as empresas existem por causa de voce.

Se você tem um emprego é porque alguém precisa do resultado do seu trabalho. Assim, o mais importante é ajudar o outro naquilo que ele precisa, dando-lhe atenção humana.

O encantamento está no simples, no que é a essência, no detalhe.

Assim, seja você o tempo todo. Seja humano.
Encante com o que você tem de bom.
Faça o simples, estreite os laços.
Faça o improvável que, de tão natural por isso porque ninguém faz.

domingo, 21 de março de 2010

BUSCA POR RESULTADOS

Até então o profissional tinha uma linha de trabalho sem muita preocupação com o comprometimento, as habilidades e as atitudes em relação à empresa na qual trabalha.

Os tempos mudam. Em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, o profissional que esteja ligado a ela deve ter o sério compromisso com a empresa.
A visão fragmentada em relação à empresa é um dos problemas a serem enfrentados. E isto, sem dúvida, pode gerar conflitos e divergências operacionais que entravam as conquistas de resultados eficazes.

Outro elemento que deve ser buscado pelo profissional é justamente ter habilidades na busca de resultados. Não precisa ser, necessariamente, brilhante em tudo, mas as ações devem surpreender.

Assim, o profissional com habilidades tem o poder intelectual para apresentar propostas criativas na busca por resultados.

A atitude é outro elemento importante. É um conceito que se refere à disposição para agir de forma favorável ou desfavorável em relação a uma determinada situação.

As atitudes de um profissional possuem três características:
1. Pensar;
2. Sentir, e,
3. Agir.

Dessa forma, quando um profissional recebe um estímulo para buscar resultados para a empresa, há uma interação biopsicológica e este profissional tende a pensar, sentir e a agir de alguma forma.

Para o profissional que não é consciente destas três características, um bom conselho é buscar conhecimentos, tendo em vista que hoje estamos vivendo a Era do Capital Intelectual. Há tempos, o profissional impressionante era aquele que tinha bens materiais.

Agora, as empresas têm necessidades de profissionais que buscam e oferecem resultados eficazes para vencer a concorrência. E, diante de tudo isto, o profissional não deve perder o foco na busca de resultado e é isto que gera a credibilidade frente à empresa e à sua equipe.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Tempo é Dinheiro

Assim como o dinheiro, o tempo é escasso, portanto valioso; é preciso gerenciá-lo corretamente.

Na organização “tempo é dinheiro”: o profissional deve impor uma disciplina que ajude a desenvolver suas tarefas e compromissos com pontualidade - sem desvio de atenção com banalidades.

Quem sabe identificar o que é prioritário e imprescindível à realização das suas tarefas, leva vantagem.
O aumento da eficiência na gestão do tempo está diretamente ligado ao hábito de programar antecipadamente as atividades do próximo dia. Para isso, basta adotar a disciplina de traçar horários para 80% das atividades que deverão ser realizadas ao longo do dia, deixando 20% do tempo livre e destinado aos imprevistos e eventualidades.

Dentro do que está previsto para ocorrer no exercício da atividade de um profissional, é importante que ele saiba distinguir os assuntos urgentes daqueles considerados importantes, priorizando sempre o urgente. Tudo o que é urgente causa impacto imediato sobre o resultado daquilo que o profissional está realizando, diferente do que é importante e poderá ser resolvido depois. Em geral, os assuntos importantes podem ser resolvidos no dia seguinte.

Uma das principais mudanças de conceitos que ajudam a disciplinar o profissional para a melhora na gestão do tempo é abandonar a idéia de que o tempo é algo “elástico”, e que pode ser expandido. A conscientização de que as tarefas precisam ser distribuídas durante as 24 horas, indicará o valor das horas e minutos, passando a gerenciar o tempo sem desperdícios.

Dentro da rotina da Gestão Empresarial é preciso saber dizer não quando a tarefa pode ser realizada por outra pessoa. Não ser centralizador, contribuiu para a evolução de todos da equipe, de se evitar a perda minutos preciosos.

Uma dica: saiba falar “não” no momento certo. Se o profissional estiver resolvendo um assunto urgente ele precisa saber dizer não para as abordagens de colegas e telefones que irão atrapalhar naquele momento do expediente. Agende com a pessoa para mais tarde ou para o dia seguinte dentro daqueles 20% do tempo destinados aos imprevistos

quarta-feira, 17 de março de 2010

Planeje a si próprio

Você já pensou em planejar sua carreira?

Ascender profissionalmente, além de criatividade, trabalho em equipe, empreendedorismo, e tantas outras qualidades, planejar também é preciso.

Planejar, é mais do que preciso, é fundamental! Até para comprarmos um carro, imóvel ou para fazer uma viagem, é preciso planejar, então, por que não planejar a si próprio.
Se posicionar corretamente no mercado, colocar suas metas em prática, não desistir, reciclar-se e eleger uma tática de marketing pessoal é um ótimo caminho para seu planejamento profissional.

Embora a moda seja o benchmarking, onde se copiam as práticas utilizadas pelos outros satisfatoriamente, é certo, que inovar, cada um com seu talento, diferenciar-se dos demais, ainda será o trunfo do novo profissional.

Posicionar-se corretamente no mercado requer metas para alcançar seu prestígio profissional. Você deve valorizar aquilo que deseja para sua vida profissional e também pessoal, potencializar seus pontos fortes,
analisar qual a imagem que os outros fazem a seu respeito.

Após fazer essa análise de quem você realmente é, onde quer chegar, deve-se criar a sua tática de marketing pessoal, para alcançar aquilo que deseja, e colocar seu planejamento em ação.
O marketing pessoal é uma das chaves do sucesso para destacar-se entre os demais.
Para isso analise bem aquilo que deseja mudar em você, utilize-se melhor de sua marca pessoal, aposte em sua rede de relacionamentos, seja diplomático, abandone a reflexão e aprimore-se da ação, ganhe amigos, comunique-se!

E não desista, jamais!

Lembre sempre onde quer chegar, e otimize sua auto-estima!
Quem vai lhe garantir resultados, é você ser você mesmo.

Se você não sabe como começar o seu planejamento, estude e recicle-se sempre! .

segunda-feira, 15 de março de 2010

Inteligência Emocional

EI ou Inteligência Emocional é um termo utilizado em Psicologia e designa as habilidades para manipular as emoções, intrínsecas ao crescimento interno.

Não existe contribuição da carga genética e nem de QI elevado, a Inteligência é emocionalmente construída através da forma como vivenciamos nossas emoções. O êxito pode ser produzido pelas pessoas que tenham capacidade suficiente para controlar seus impulsos, agindo com coerência e uma inteligência emocionalmente construída.

O grau desenvolvido de inteligência emocional caracteriza-se pela habilidade e capacidade para perceber e controlar as emoções de si mesmo. Melhorando seus relacionamentos afetivos, sociais e profissionais.

O processo de aquisição e domínio da emoção através da inteligência está no princípio do "conheçer a si mesmo". A autoconsciência significa reconhecer e compreender nossos próprios pensamentos e sentimentos. Assim, adquirimos o poder de dominar as nossas emoções.

Reserve um tempo no final do seu dia para fazer uma auto-análise. Procure perceber o modo como faz as suas ponderações sobre as circunstâncias ocorridas e repare bem na forma como reagiu. A autocrítica é fundamental.

Preste atenção em seus sentimentos. Repare bem na sua atuação com os outros no decorrer do dia e analise os bons e os maus sentimentos experimentados.

Alguém confiável pode dizer sobre sua personalidade e lhe apresente uma análise franca. Os outros podem revelar algo que desconhecemos sobre nós.

Como controlar as emoções
As nossas emoções, quando descontroladas, perdem grande quantidade de energia. É necessário dominar e redirecionar essa energia emocional para alcançar os resultados desejados.
Controle sua excitação, medos, raivas e desânimo porque, tais sentimentos, dissipam grande quantidade de energia, minando suas forças.

É necessário controlar o emocional, focar os pensamentos e sentimentos em expectativas. Bom humor e entusiasmo são grandes aliados de modo que novos hábitos são criados a partir de novos pensamentos. Pode até parecer difícil, mas, na medida em que seus novos pensamentos são focados em uma nova perspectiva mais positiva, gradativamente vão se tornando parte de sua personalidade.

Nossas emoções são as bases que estabelecem a nossa forma de se relacionar com o mundo. O domínio das emoções consiste num grande e potente diferencial capaz de nos transformar, do que somos para aquilo que desejamos ser.

A inteligência emocional bem treinada e elaborada é a base para a conquista da excelência, aprimorada a partir de uma associação favorável entre a razão e a emoção.

sábado, 13 de março de 2010

T.I. ou I.T...

TI, significa Tecnologia de informação e IT informação tecnológica, assim a próxima revolução da informação já está a caminho - a revolução de conceitos.

Até agora, a revolução da informação estava centralizada na produção de dados. A próxima revolução da informação será focada no que fazer com a informação.

Para as tarefas de gestão, a T.I. está se tornando produtora de informação. O sucesso de um negócio está baseado na criação de valores, focado numa estratégia empresarial, em uma inovação, no equilíbrio entre rentabilidade e fatia de mercado.
Decisões tarefas do executivo, ele necessita do suporte da Informação.

O desenvolvimento de um sistema de focados em fatores como: clientes, prospects, concorrentes, mercados, e tecnologias atuais e emergentes caracterizam-se como fundamentais.
Eis a Informação Tecnológica que pode ser a maior ferramenta dos tempos modernos, a Informação que permite a Ação assertiva do executivo.

O ambiente empresarial está tornando-se mais complexo e, consequentemente, cada vez mais dependente de informação e de uma infra-estrutura tecnológica que permite a gestão de um aglomerado de dados, que devem ser transformados em informação.

A revolução digital, com as telecomunicações que minimizam as distâncias, estão delineando um novo perfil de atribuições. As pessoas não precisam somente saber gerar informação. Precisam sim saber usar a informação. Entra em cena o Trabalhador do Conhecimento, a função do futuro.
A Informação Tecnológica Digital não possui poderes mágicos de resolver problemas de gestão, racionalizar processos ou aumentar a produtividade. Antes de investir, deve-se ter em mente que o computador é apenas um instrumento para ajudar a resolver problemas. Ele não é, como às vezes as pessoas parecem esperar, uma mágica.
A gestão estratégica da informação tornou-se uma parte crítica e integrada à estrutura gerencial, cujo fator de sucesso é o dado sobre a informação, ou seja, como transformar dados em tomadas de decisão.

A aplicação do conhecimento leva a experiências novas, gerando um ciclo de avanço da sabedoria.

quarta-feira, 10 de março de 2010

A Valorização do Cliente

As empresas atualmente costumam incluir em suas diretrizes, metas ligadas à Valorização do Cliente, que nada mais é do que o reconhecimento da importância do Cliente para a continuidade dos seus negócios.

Teorias e mais teorias concordam com aspectos fundamentais da Valorização do Cliente, as mais modernas estabelecem que o FOCO deve ser "o do Cliente" e não no Cliente, isso sugere a uma série de reflexões.

Veja por você mesmo quando sair às compras, ou desejar investir na ampliação do meu imóvel ou adquirir um carro, observe o que ainda falta para muitas empresas para chegarem a um nível razoável.

As empresas parecem que não estão treinamento seus funcionários a colaborar na solução dos problemas do cliente. Eles até atendem bem, servem cafezinho, são simpáticos, mas: será que é só isso?

Poderíamos explorar alguns exemplos de falta desta interatividade vendedor-cliente, por exemplo. A nossa porta de entrada para muitas empresas - quando não toda ela, é o vendedor. Através dele conhecemos o produto, a empresa, formas de pagamento, entre muitos outros aspectos.

É ele quem nos presta o serviço para a solução do nosso problema, nada mais - nada menos, do que fomos buscar.
Fica aqui uma reflexão sobre este preparo das equipes de vendas, da sinergia entre os departamentos da empresa a fim de fortalecer os aspectos da Valorização do Cliente.

terça-feira, 9 de março de 2010

Dicas de dissertação

Existem dois tipos de dissertação: a expositiva e a argumentativa. A primeira tem como objetivo expor, explicar ou interpretar idéias; a segunda procura persuadir o leitor de que determinada tese deve ser acatada. Na dissertação argumentativa, além disso, tentamos, explicitamente, formar a opinião do leitor, procurando persuadi-lo de que a razão está conosco.


* Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.
* Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
* É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista sobre da questão proposta.
* A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se
evitar a utilização da primeira pessoa do singular.
* Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto na construção das sentenças. Escreva com simplicidade.
* Corte palavras sempre que possível. Use a voz ativa, evite a passiva. Evite termos estrangeiros e jargões exceto quando se tratar exclusivamente de questões técnicas.
* Seja cauteloso ao utilizar as conjunções “como”, “entretanto”, “no entanto” e “porém”. Quase sempre são dispensáveis. Evite o uso excessivo de advérbios. Fique atento com a gramática.
* Evite frases feitas, pois empobrecem o texto e demonstram a ausência de originalidade e falta de imaginação. Ex. “A inflação galopante”, “Vitória esmagadora”, “Caixinha de surpresas”, “Encerrar com chave de ouro” entre tantos outros.
* Cuidado com redundâncias.

Só com a leitura intensiva se aprende e exercita as regras as regras gramaticais e de pontuação. Leia os bons autores. Leia muito, leia sempre, leia o que lhe pareça agradável.

AO REDIGIR É IMPORTANTE OBSERVAR:

1. CLAREZA - Escreva com toda a simplicidade e clareza, sem embolar o assunto.
2. COERÊNCIA - Estabeleçam uma ordem para as idéias.
3. COESÃO – Evite dar voltas num assunto.
4. CONCISÃO - Elimine palavras ou expressões desnecessárias.
5. CONTEÚDO - Não pode ser ridículo, nem infantil, mas deve ser simples.
6. COORDENAÇÃO - Deve ter início (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão).
7. CORREÇÃO GRAMATICAL - Cuidado para que não apresente, erro de ortografia, acentuação, pontuação e concordância.
8. CRIATIVIDADE - Cuidado para não confundir criatividade com idéias esdrúxulas.

domingo, 7 de março de 2010

Gerenciando o tempo

Todos nós possuímos a mesma quantidade de tempo diária: 24 horas. Alguns usam estas horas de forma proveitosa e útil, enquanto outros têm dificuldades em coordenar este recurso tão limitado e precioso.

· Se tempo é dinheiro, é importante sabermos aproveitá-lo bem, já que não é possível guardá-lo, vendê-lo, alugá-lo ou fazer qualquer outra coisa, senão somente usá-lo, de modo não cumulativo.

· Quase todos nós somos muito ocupados, mas sempre haverá espaço para nos aperfeiçoarmos e melhorarmos nosso dia-a-dia. Para se ter tempo, é preciso administrá-lo da melhor forma possível.

· Você precisa adotar um plano de ação para o seu dia. Se não o fizer, irá dedicar tempo precioso àquilo que aparecer primeiro na sua mesa de trabalho, que por vezes nem tanto relevante.

· Trabalhe com o que é IMPORTANTE e não somente com o que é URGENTE. Comece o dia fazendo um esquema geral, com destaque para duas ou três coisas mais importantes que precisam ser realizadas. Não permita que suas preocupações diárias lhe impeçam de planejar seu esquema.

No início, talvez seja difícil você organizar suas tarefas. Compre uma agenda e vá incluindo os horários e tarefas. À medida que o dia for progredindo, vá assinalando o que você já fez. Isto representará uma motivação a mais, já que, ao final do dia, você poderá olhar a lista e certamente poderá dizer: quanta coisa que eu fiz!

CONCENTRAÇÃO!
A melhor maneira de economizar tempo é concentrar-se no que você faz. Não é possível fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Assuma uma tarefa e concentre suas forças nela. Não interrompa para dar uma telefonada, ou para bater papo, etc. VÁ ATÉ O FIM! Poucos problemas resistem a um ataque maciço.

Para aumentar sua concentração, eventualmente você terá que desligar o rádio, ou a TV, ou parar de comer e beber durante a execução de suas tarefas... Ler um jornal e ao mesmo tempo tentar redigir um relatório técnico é algo extremamente difícil. Largue o jornal e, apenas, redija o seu relatório!

DIGA NÃO !!!

O uso da palavra não é uma eficaz ferramenta de economia de tempo. Aprenda a recusar, com educação mas firmemente, qualquer solicitação que não lhe pareça imprescindível para alcançar os resultados.
Você pode desculpar-se dizendo que não deseja livrar-se do trabalho, mas dedicar-se melhor naquilo que realmente considera importante, e assim poderá ter chance de livrar-se dos trabalhos improdutivos.

Quando nossa única preocupação é não ofender aos outros, acabamos entulhados de prioridades alheias.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Aspectos de um líder vencedor

Observe as maneiras de agir de líderes vencedores que querem buscar cada vez mais o sucesso em suas carreiras.

· Transmitir o seu carisma.
· Busca da melhor maneira possível fazer as pessoas ao seu redor motivadas, respeitadas, importantes.
· Irradia honestidade e humildade aos seus liderados de forma que estes também possam usufluir desses sentimentos.
· Sabe que a adversidade é o melhor dos mestres, é aquele que ao errar assume o seu erro e busca contornar a situação da melhor maneira possível.
· Ajuda a desenvolver competências e gerar aprendizados.
· Executa as tarefas enquanto se constroem relacionamentos.
· Serve antes de seu liderado saber.
· Possui um interesse especial no sucesso daqueles que lidera.
· Sabe que os resultados das coisas dependem dele.
· Diz: Sou bom, mais vou ser melhor ainda.
· Ouve, compreende e responde.
· Sente-se responsável por algo mais que o seu trabalho.
· Indaga: Deve haver uma melhor forma de o fazer.

Seja você tambem quer ser um líder vencedor, procure aprimorar seus métodos de comportamento, maneira de agir, pensar e seja parte da solução.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Marketing Pessoal

Em qualquer atividade, ao marketing pessoal deve ser dada uma atenção especial a todos que desejam alcançar o sucesso profissional.

1 - Saúde
A sua saúde física, mental e emocional é o seu maior patrimônio. Preservar-la é valorizar a sua imagem e é de sua inteira responsabilidade. Boa alimentação, o repouso essencial, a pratica de exercícios físicos e o cuidado com bebidas alcoólicas e o fumo são pontos que devem ter atenção.

2 - Visual
As empresas capricham nas embalagens dos produtos. A primeira análise que fazemos de um produto novo ou de uma pessoa desconhecida é a partir da sua aparência. Independentemente do conteúdo, já fazemos o nosso pré-julgamento. Devemos caprichar no nosso visual porque ele será responsável pela primeira impressão do nosso interlocutor.

3 - Cuidados Pessoais
Mantenha os cabelos e as unhas sempre tratados. Barba por fazer é um sinal de desleixo e não transmite boa impressão. A maquiagem, que deve ser a mais discreta possível apenas para valorizar a essência feminina. Vista-se adequadamente que combinem com o ambiente em que você estará presente.

4 - Autovalorização
Valorize a sua pessoa. De nada vale tentar ajudar aqueles que não ajudam a si mesmos.
Faça de cada dia o melhor dia da sua vida.

5 - Organização
Seja organizado, mostre-se organizado, antecipando-se aos prazos. Esteja sempre de bom humor.

6 - Postura
Tão importante quanto estar bem vestido é manter uma postura correta e elegante. Procure sempre andar com a coluna ereta. Evite “deitar-se” na cadeira. Também não apóie a cabeça na mão, passando uma idéia de desânimo. Procure ser calmo nos gestos, demonstrando educação e elegância.

7 - Dicção
A má dicção pode comprometer a credibilidade do que você está tentando “vender”. Invista na leitura para aprimorar seu vocabulário.

8 - Seja positivo
Sorria; elogie; inspire as pessoas; seja entusiasmado; seja agradável. Saiba que você terá obstáculos, enfrente-os.

9 - Relacionamento
Cuide bem do seu cliente. Visualize-o como um amigo

10 - Profissionalismo
Saiba qual a faixa de mercado em que está atuando. Aprimore o que você faz, estude e faça melhor sempre. Seja persistente e não insistente.