Existem dois tipos de dissertação: a expositiva e a argumentativa. A primeira tem como objetivo expor, explicar ou interpretar idéias; a segunda procura persuadir o leitor de que determinada tese deve ser acatada. Na dissertação argumentativa, além disso, tentamos, explicitamente, formar a opinião do leitor, procurando persuadi-lo de que a razão está conosco.
* Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.
* Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
* É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista sobre da questão proposta.
* A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se
evitar a utilização da primeira pessoa do singular.
* Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto na construção das sentenças. Escreva com simplicidade.
* Corte palavras sempre que possível. Use a voz ativa, evite a passiva. Evite termos estrangeiros e jargões exceto quando se tratar exclusivamente de questões técnicas.
* Seja cauteloso ao utilizar as conjunções “como”, “entretanto”, “no entanto” e “porém”. Quase sempre são dispensáveis. Evite o uso excessivo de advérbios. Fique atento com a gramática.
* Evite frases feitas, pois empobrecem o texto e demonstram a ausência de originalidade e falta de imaginação. Ex. “A inflação galopante”, “Vitória esmagadora”, “Caixinha de surpresas”, “Encerrar com chave de ouro” entre tantos outros.
* Cuidado com redundâncias.
Só com a leitura intensiva se aprende e exercita as regras as regras gramaticais e de pontuação. Leia os bons autores. Leia muito, leia sempre, leia o que lhe pareça agradável.
AO REDIGIR É IMPORTANTE OBSERVAR:
1. CLAREZA - Escreva com toda a simplicidade e clareza, sem embolar o assunto.
2. COERÊNCIA - Estabeleçam uma ordem para as idéias.
3. COESÃO – Evite dar voltas num assunto.
4. CONCISÃO - Elimine palavras ou expressões desnecessárias.
5. CONTEÚDO - Não pode ser ridículo, nem infantil, mas deve ser simples.
6. COORDENAÇÃO - Deve ter início (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão).
7. CORREÇÃO GRAMATICAL - Cuidado para que não apresente, erro de ortografia, acentuação, pontuação e concordância.
8. CRIATIVIDADE - Cuidado para não confundir criatividade com idéias esdrúxulas.
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