A grande preocupação com a qualificação profissional muitas vezes acabar por desconsiderar o fato de que a qualificação é apenas uma das características que compõem o bom profissional.
O equilíbrio emocional, das boas maneiras e da civilidade. Coisas simples como cumprimentar os colegas ao chegar ou sair do ambiente de trabalho, ligar para as pessoas informando sobre imprevistos ou atrasos para um compromisso agendado, retornar as ligações telefônicas, recados e e-mails, conversar com os colegas usando as palavras "por favor" e "obrigado", boa vontade, e paciência para ouvir uma solicitação, cortesia e até o elementar cumprimento dos horários.
As causas responsáveis um comportamento similar, seja o fato dos relacionamentos não estarem recebendo a merecida importância, ou, descaracterizados sobretudo pelo uso de meios eletrônicos.
As exigências do dia-a-dia são tantas e o tempo tão curto, que as pessoas não tem se dedicado a manutenção das amizades, vizinhanças, colegas e familiares.
Cuidar dos relacionamentos é um importante exercício de civilidade, convivência, equilíbrio além de proporcionar a oportunidade de aprender, tolerar, liderar, influenciar, debater idéias.
É sempre interessante lembrar que saber se relacionar é uma arte, e, conhecimento técnico, na maioria das vezes, pode ser alinhado, melhorado ou iniciado com dedicação, pesquisa e treinamento.
Um não é suficiente sem o outro. Nestes tempos em que vivemos o mercado saberá valorizar o profissional mais completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário