Todos nós possuímos a mesma quantidade de tempo diária: 24 horas. Alguns usam estas horas de forma proveitosa e útil, enquanto outros têm dificuldades em coordenar este recurso tão limitado e precioso.
· Se tempo é dinheiro, é importante sabermos aproveitá-lo bem, já que não é possível guardá-lo, vendê-lo, alugá-lo ou fazer qualquer outra coisa, senão somente usá-lo, de modo não cumulativo.
· Quase todos nós somos muito ocupados, mas sempre haverá espaço para nos aperfeiçoarmos e melhorarmos nosso dia-a-dia. Para se ter tempo, é preciso administrá-lo da melhor forma possível.
· Você precisa adotar um plano de ação para o seu dia. Se não o fizer, irá dedicar tempo precioso àquilo que aparecer primeiro na sua mesa de trabalho, que por vezes nem tanto relevante.
· Trabalhe com o que é IMPORTANTE e não somente com o que é URGENTE. Comece o dia fazendo um esquema geral, com destaque para duas ou três coisas mais importantes que precisam ser realizadas. Não permita que suas preocupações diárias lhe impeçam de planejar seu esquema.
No início, talvez seja difícil você organizar suas tarefas. Compre uma agenda e vá incluindo os horários e tarefas. À medida que o dia for progredindo, vá assinalando o que você já fez. Isto representará uma motivação a mais, já que, ao final do dia, você poderá olhar a lista e certamente poderá dizer: quanta coisa que eu fiz!
CONCENTRAÇÃO!
A melhor maneira de economizar tempo é concentrar-se no que você faz. Não é possível fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Assuma uma tarefa e concentre suas forças nela. Não interrompa para dar uma telefonada, ou para bater papo, etc. VÁ ATÉ O FIM! Poucos problemas resistem a um ataque maciço.
Para aumentar sua concentração, eventualmente você terá que desligar o rádio, ou a TV, ou parar de comer e beber durante a execução de suas tarefas... Ler um jornal e ao mesmo tempo tentar redigir um relatório técnico é algo extremamente difícil. Largue o jornal e, apenas, redija o seu relatório!
DIGA NÃO !!!
O uso da palavra não é uma eficaz ferramenta de economia de tempo. Aprenda a recusar, com educação mas firmemente, qualquer solicitação que não lhe pareça imprescindível para alcançar os resultados.
Você pode desculpar-se dizendo que não deseja livrar-se do trabalho, mas dedicar-se melhor naquilo que realmente considera importante, e assim poderá ter chance de livrar-se dos trabalhos improdutivos.
Quando nossa única preocupação é não ofender aos outros, acabamos entulhados de prioridades alheias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário