quarta-feira, 24 de março de 2010

Produtividade no trabalho

A cobrança por produtividade e melhores resultados, às vezes, é algo inevitável dentro da organização. A “era da informação”, junto com a competitividade do mercado, faz com que o profissional sempre tenha que mostrar elevado desempenho em suas atividades.

Conseguir administrar a rotina e aproveitar ao máximo as horas que trabalha pode ser favorável para alcançar a performance esperada.

Por isso, é fundamental que o profissional faça uma gestão do seu tempo e planeje as atividades cotidianas. A partir do momento em que se começa a adotar um método para organizar o tempo, os resultados aparecem rapidamente.

Anotar em cadernos, agendas, ou computador todas as atividades, pode ser extremamente útil para elevar o desempenho.

A má gestão do tempo disponível e o acúmulo de tarefas podem acarretar em desgastes, estresse, cansaço físico e psicológico, além de dificuldades de concentração.

O aumento da produtividade no trabalho também está diretamente relacionado com a vida pessoal. Dificuldade de relacionamento em casa e problemas relacionados à saúde são alguns fatores externos que podem prejudicar o profissional no trabalho.

Dicas para gerar produtividade;

1. Avalie o tempo necessário e estabeleça prazos para tarefas. Aprenda a gerir o tempo e a usar as horas que dispõe da forma mais produtiva possível, depois vá para casa e descanse.
2. Estabeleça prioridades identificando a importância e urgência de cada atividade. Geralmente a tendência é a urgência se sobrepor à importância. Acontecimentos urgentes sempre têm vínculo com prioridades e prazos de outras pessoas.
3. Planeje o seu dia de trabalho antecipadamente. Você terá sensação de estar com as coisas controladas. Foque seu planejamento.
4. Preocupe-se em mostrar resultados no período de trabalho. Será reconhecido como uma pessoa que age com competência e entrega os resultados que a empresa necessita, não perdendo tempo com coisas insignificantes.
5. Não deixe de delegar as atividades, seja claro na comunicação e certifique-se de que foi entendido no que delegou.
6. Tenha disciplina: Aprenda a dizer não em certas situações. Utilize o telefone sem exageros e evite interrupções durante reuniões.
7. Tenha objetividade em todas as circunstâncias, como em reuniões, telefonemas e e-mails. Estabeleça uma comunicação breve e objetiva (oral e escrita).
8. Se organize: Evite o acúmulo de papéis, organize sua mesa de trabalho.
9. Respeite seu relógio biológico: Permita-se momentos de lazer. Estabeleça tempo para atividades isoladas, como elaborar ideias.

O auto-gerenciamento requer planejamento e disciplina.

Pessoas cansadas, estressadas no trabalho é de difícil convívio, negligenciam as próprias atividades, abusam do limite do corpo e da mente, desprezam a qualidade de vida. E acabam cometendo erros por falta de atenção, bloqueiam inovações por falta de visão, além de criarem um clima de tensão que dificulta o trabalho em equipe.

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