quinta-feira, 18 de março de 2010

Tempo é Dinheiro

Assim como o dinheiro, o tempo é escasso, portanto valioso; é preciso gerenciá-lo corretamente.

Na organização “tempo é dinheiro”: o profissional deve impor uma disciplina que ajude a desenvolver suas tarefas e compromissos com pontualidade - sem desvio de atenção com banalidades.

Quem sabe identificar o que é prioritário e imprescindível à realização das suas tarefas, leva vantagem.
O aumento da eficiência na gestão do tempo está diretamente ligado ao hábito de programar antecipadamente as atividades do próximo dia. Para isso, basta adotar a disciplina de traçar horários para 80% das atividades que deverão ser realizadas ao longo do dia, deixando 20% do tempo livre e destinado aos imprevistos e eventualidades.

Dentro do que está previsto para ocorrer no exercício da atividade de um profissional, é importante que ele saiba distinguir os assuntos urgentes daqueles considerados importantes, priorizando sempre o urgente. Tudo o que é urgente causa impacto imediato sobre o resultado daquilo que o profissional está realizando, diferente do que é importante e poderá ser resolvido depois. Em geral, os assuntos importantes podem ser resolvidos no dia seguinte.

Uma das principais mudanças de conceitos que ajudam a disciplinar o profissional para a melhora na gestão do tempo é abandonar a idéia de que o tempo é algo “elástico”, e que pode ser expandido. A conscientização de que as tarefas precisam ser distribuídas durante as 24 horas, indicará o valor das horas e minutos, passando a gerenciar o tempo sem desperdícios.

Dentro da rotina da Gestão Empresarial é preciso saber dizer não quando a tarefa pode ser realizada por outra pessoa. Não ser centralizador, contribuiu para a evolução de todos da equipe, de se evitar a perda minutos preciosos.

Uma dica: saiba falar “não” no momento certo. Se o profissional estiver resolvendo um assunto urgente ele precisa saber dizer não para as abordagens de colegas e telefones que irão atrapalhar naquele momento do expediente. Agende com a pessoa para mais tarde ou para o dia seguinte dentro daqueles 20% do tempo destinados aos imprevistos

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