segunda-feira, 15 de março de 2010

Inteligência Emocional

EI ou Inteligência Emocional é um termo utilizado em Psicologia e designa as habilidades para manipular as emoções, intrínsecas ao crescimento interno.

Não existe contribuição da carga genética e nem de QI elevado, a Inteligência é emocionalmente construída através da forma como vivenciamos nossas emoções. O êxito pode ser produzido pelas pessoas que tenham capacidade suficiente para controlar seus impulsos, agindo com coerência e uma inteligência emocionalmente construída.

O grau desenvolvido de inteligência emocional caracteriza-se pela habilidade e capacidade para perceber e controlar as emoções de si mesmo. Melhorando seus relacionamentos afetivos, sociais e profissionais.

O processo de aquisição e domínio da emoção através da inteligência está no princípio do "conheçer a si mesmo". A autoconsciência significa reconhecer e compreender nossos próprios pensamentos e sentimentos. Assim, adquirimos o poder de dominar as nossas emoções.

Reserve um tempo no final do seu dia para fazer uma auto-análise. Procure perceber o modo como faz as suas ponderações sobre as circunstâncias ocorridas e repare bem na forma como reagiu. A autocrítica é fundamental.

Preste atenção em seus sentimentos. Repare bem na sua atuação com os outros no decorrer do dia e analise os bons e os maus sentimentos experimentados.

Alguém confiável pode dizer sobre sua personalidade e lhe apresente uma análise franca. Os outros podem revelar algo que desconhecemos sobre nós.

Como controlar as emoções
As nossas emoções, quando descontroladas, perdem grande quantidade de energia. É necessário dominar e redirecionar essa energia emocional para alcançar os resultados desejados.
Controle sua excitação, medos, raivas e desânimo porque, tais sentimentos, dissipam grande quantidade de energia, minando suas forças.

É necessário controlar o emocional, focar os pensamentos e sentimentos em expectativas. Bom humor e entusiasmo são grandes aliados de modo que novos hábitos são criados a partir de novos pensamentos. Pode até parecer difícil, mas, na medida em que seus novos pensamentos são focados em uma nova perspectiva mais positiva, gradativamente vão se tornando parte de sua personalidade.

Nossas emoções são as bases que estabelecem a nossa forma de se relacionar com o mundo. O domínio das emoções consiste num grande e potente diferencial capaz de nos transformar, do que somos para aquilo que desejamos ser.

A inteligência emocional bem treinada e elaborada é a base para a conquista da excelência, aprimorada a partir de uma associação favorável entre a razão e a emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário