Se existe angústia diante do início de mais uma semana de trabalho. Desconforto de levantar cedo, encarar trânsito ou transporte lotado, na empresa onde reencontrará caixa de entrada cheia e reuniões intermináveis.
Alguns telefonemas e uma eventual discussão podem completar uma rotina que se estenderá por toda a semana.
São sinais de desmotivação, sensação de desanimo com tudo.
Basicamente, esta situação pode decorrer de um aspecto interno, a falta de entusiasmo, ou externo, a falta de reconhecimento.
A perda de entusiasmo é um processo inerente ao ser humano. Pode ser consequência de diversos fatores.
Um trabalho desalinhado com seus propósitos, em especial missão e visão. Se a sua atividade não guarda sinergia com os objetivos que você determina, é natural que haja desinteresse, pois não existe sentido no que se faz.
Além disso, há que considerar a influência do ambiente de trabalho – coisas e pessoas. Infra-estrutura inadequada, formada por equipamentos ultrapassados, que comprometem um bom desempenho profissional, associada a um clima de trabalho tenso e/ou com desarmonia, certamente prejudicam seu estado emocional.
A falta de reconhecimento, em maior ou menor grau, todas as pessoas precisam de reconhecimento. Aqueles dotados de uma auto-estima mais elevada conseguem controla-la. Em especial no mundo corporativo, que os superiores hierárquicos, demonstrem reconhecimento por nossos feitos, seja como identificação ou por gratidão.
Este reconhecimento pode vir por um sorriso, congratulações, recompensa financeira ou promoção de cargo. Mas é fundamental esta demonstração, pois funciona como combustível a nos mover em direção a novas realizações, maior empenho e satisfação.
Moderar os sinais de desmotivação depende exclusivamente de você, desde que esteja atento para identificar estes sinais. Em seguida, procure agir para combatê-los. Isso pode significar melhorar o ambiente de trabalho, buscar relações mais amistosas com seus colegas, alterar sua rotina ou perseguir novos desafios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário