quinta-feira, 20 de maio de 2010

Inteligência Competitiva

O objetivo da inteligência competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, metas e planejamentos.

Através dela, informação originaria de diferentes fontes são trabalhadas de maneira estratégica permitindo antecipar-se às tendências de mercado.

Em uma era de competitividade baseada em conhecimento e inovação, a inteligência competitiva permite que as empresas possam efetivamente exercer a pró-atividade, ao invés de esperar para reagir aos fatos.

Na prática reativa as empresas só tomam conhecimento dos fatos relevantes quando eles já estão em andamento ou já aconteceram. A inteligência competitiva procura prever e antecipar-se aos movimentos da concorrência.

Algumas das vantagens de nos dedicarmos à Inteligência Competitiva:

• Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
• Identificar oportunidades e ameaças.
• Obter conhecimento relevante para formular nosso planejamento.
• Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência.
• Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
• Rever e re-alinhar nossa estratégia.
• Garantir meios para uma maior sustentabilidade do negócio.

Empresas que utilizam a inteligência competitiva aprendem mais rápido e implantam mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes.

No mundo dos negócios, os últimos serão sempre os últimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário