quarta-feira, 19 de maio de 2010

Seja Breve

Essa experiência não é muito diferente do que ocorre com os textos que escrevemos no dia-a-dia. Especialmente os textos que enviamos por e-mail. A cada dia as caixas de e-mails estão mais sobrecarregadas.

Além dos desagradáveis spams, que nos perturbam com propagandas de todos os tipos, ainda temos de ler longas mensagens que poderiam ser resumidas a poucas linhas.

Se considerar que a mensagem é extensa porem necessária, mande-a como anexo e redija o e-mail em poucas linhas comentando o conteúdo. Assim, o destinatário poderá julgar se terá ou não interesse em ler a informação toda.
Além da extensão desnecessária outro grave problema com os e-mails são as piadinhas, sobretudo se for acompanhada de imagens pesadas. Cuidado pois ao encaminhar textos humorísticos, poderá parecer que você não tem nada importante para fazer.

Esteja atento também para não cometer o erro oposto e transformar a comunicação em oi e tchau, pode dar a impressão de que você não tem interesse no contato.

Revise tudo quando for mandar uma mensagem, pois erros gramaticais e palavras digitadas com falhas passam idéia de negligência e até de despreparo. Também abreviações como qq, vc, tb demonstram doses de infantilidade.

Algumas dicas;
* Aprenda a escrever mensagens completas com brevidade
* Pegue os últimos textos que escreveu e reescreva-os usando metade do tamanho
* Em seguida, sem prejudicar o conteúdo, reduza pela metade o que já havia reduzido
* Adquira o hábito de escrever e-mails bem curtinhos e com conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário