sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ouça e melhore a vida

Embora muita gente fale bastante sem dizer nada, nem todo mundo é assim. A maioria efetivamente não sabe escutar.

Por isso se você quiser crescer na carreira profissional, vai precisar aprender a ouvir.

Há diferença entre ouvir e escutar. Ouvir é apenas uma atividade biológica, que não exige maiores esforços do cérebro, enquanto escutar pressupõe um trabalho intelectual, pois após ter ouvido, é preciso interpretar, avaliar e reagir à mensagem.

Nosso pensamento trabalha numa velocidade quatro vezes mais rápido do que as palavras transmitidas. Essa diferença de velocidade explica por que a maioria das pessoas sente muito mais prazer em falar do que em ouvir.

De maneira geral, prestamos atenção nas informações que favorecem nossos interesses, e afastamos as mensagens que julgamos desfavoráveis.

Prejulgamos e distorcemos mensagem contrarias a nossa forma de pensar, inicia assim um processo defensivo e procuramos antecipar e resistir às novas mensagens.

O ambiente distrai, assim elementos que estão à nossa volta podem interferir na concentração. O som, a temperatura, pessoa tossindo, as máquinas que fazem barulho podem desviar nossa atenção.

Escutar exige uma atitude ativa, concentração e esforço intelectual. Ocorre que preferimos ouvir de maneira passiva, sem analisar ou interpretar o que está sendo falado.

A maneira como escutamos pode interferir de forma decisiva no sucesso profissional e na qualidade do nosso relacionamento pessoal. As pessoas que têm dificuldade para escutar apresentam baixa produtividade no trabalho e dificuldade para se relacionar.

Entenda antes de interpretar ou criticar, evite a tendência de interpretar ou criticar uma mensagem, antes mesmo que ela tenha sido concluída ou entendida.

Um bom método para se concentrar nas informações que ouve é fazendo anotações dos tópicos que julgar importantes.

Quando alguém estiver falando tente não interromper. Reconheça que existe a possibilidade de você estar enganado em algumas opiniões.

-> Esteja consciente de que, se escutar melhor, só terá benefícios na vida
-> Procure não julgar ou criticar o que uma pessoa tem a dizer antes de ouvi-la
-> Faça o possível para levar em conta outras opiniões. Você pode estar enganado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário