Alguns erros podem prejudicar sua participação nas reuniões.
1- Considerare os ouvintes. Ao expor uma proposta ou um projeto leve em conta as características e os anseios dos participantes.
2 - Não comece batendo de frente. Se houver pessoas que não concordam com você, procure mencionar antes nos pontos que tenham em comum.
3 - Não pressuponha que o assunto seja conhecido. Normalmente as reuniões são realizadas com o objetivo de solucionar problemas, pode ser que a questão não seja conhecida por todos. Antes de propor soluções procure esclarecer quais os problemas que precisam ser resolvidos.
4 - Esclareça quais os assuntos que serão debatidos. Procure informar de maneira concisa os pontos que serão discutidos, e os objetivos a serem atingidos.
5 - Não permita que monopolizem as discussões. Faça perguntas e peça opinião de todos para que se sintam incluídos nos debates.
6 - Não fale fora de hora. Se você for um dos participantes da reunião, evite tomar a palavra para responder às perguntas de outras áreas. Procure dar sua opinião em momentos oportunos e você sentir que pode colaborar.
7 - Forneça informações. Quanto mais subsídios os participantes tiverem, mais atuantes serão.
8 - Não seja desagradável. Evite brincadeiras, uso de ironia, do sarcasmo e da crítica desnecessária, pode criar uma imagem antipática.
9 - Não seja sério demais. Se o assunto permitir procure se mostrar descontraído, de comportamento mais amistoso.
10 - Estabeleça horário para iniciar e para terminar a reunião. E procure cumprir o que foi combinado. Assim, todos poderão aproveitar melhor o tempo.
Dicas;
-> Ao ser questionado procure responder com firmeza, segurança e convicção
-> Evite conversas paralelas durante a reunião
-> Não fale o tempo todo. Deixe que os outros se manifestem
-> Não deixe de falar. Dê sua opinião quando for necessário.
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