sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo

Um novo ano, e, muitas vezes o tempo vai simplesmente passando,  a virada é sempre marcada, em maior ou menor grau, por certa reflexão. É quando paramos para olhar para trás, como se o simples fato de trocarmos o velho calendário por um novo, pudesse nos tornar pessoas diferentes, melhores, mais felizes talvez.
Que tal rever nossas Metas antigas e, criar novas para nos tornarmos melhores?
Preste atenção, algo dentro de você deve, de verdade, decidir que você vai mudar. O que acontecerá no seu próximo ano, acredite, não vai depender da cor das suas roupas na passagem do ano e também  do que você vai comer  uvas, lentilhas,  pular ondas, etc...
Depende sim, de quem você escolherá ser no seu intimo. Vai depender da sua coragem de abandonar pensamentos e atitudes negativas, dependerá  da sua criatividade em se permitir ser maior, vai depender da sua ousadia de arriscar ser alguém diferente e ir para além da mera repetição.
VAI DEPENDER DAS SUAS ATITUDES!
Não basta 'ter uma boa intenção'. A vida está passando, e podemos seguir até o fim, apenas cultivando boas intenções.
É preciso que as boas intenções se tornem em ações.
Aqui vai uma dica para quando você for fazer a sua reflexão ou lista para o próximo ano:
Ao começar, sem alarde, deixe a agitação do dia-a-dia de lado, e faça uma retrospectiva do seu ano, deixe que as imagens passem por sua mente, não tente controlar, apenas observe.
Então relacione como gostaria que fosse o próximo ano, mas só escreva aquilo que sentir realmente que possa se comprometer.
Reveja-a periodicamente, de forma que lhe ajude a se lembrar para onde você quer ir.
Desejo a todos um FELIZ 2.011!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Natal de 2.010

Mais um Natal, me parece que foram tão poucos!
A mensagem que entendo é :

"Quando os homens queriam ser reis,
e os reis queriam ser deuses,
DEUS se fez Homem"

Humildade será ?
O mundo nunca mais foi o mesmo depois que Ele passou aqui.

FELIZ NATAL!

domingo, 13 de junho de 2010

Armadilhas na Internet

Com medidas de cautela tomadas pelos usuários principalmente em relação a e-mails recebidos é possível reduzir as fraudes pela Internet.

As medidas preventivas incluem não fornecer senhas, só dar dados pessoais para sites reconhecidos e de procedência confiável, não aceitar ofertas tentadoras e não abrir anexos de e-mail vindos de desconhecidos com extensão capciosa.

- Trate toda mensagem de e-mail (e chamada telefônica) não solicitada com desconfiança, e evite clicar em links contidos nestas mensagens.

- Fique atento a códigos de discagem estranhos e pesquise-os junto a operadoras telefônicas legítimas, evitando chamadas de longa distância e internacionais.

- Verifique o site oficial das organizações para confirmar os números de telefone do serviço de atendimento ao cliente. Mas atenção: ao fazer isso, não clique em links presentes em mensagens de e-mail, sempre digite você mesmo o endereço do site no seu navegador.

- Se possível, verifique nos registros telefones, e-mails legítimos entre outras informações.

- Mantenha-se atualizado sobre as últimas técnicas para roubo de identidade, por meio de boletins, sites de segurança e outras fontes confiáveis.

- Analise mensagens de e-mail recebidas em busca de sinais, como gramática pobre, erros de digitação, endereços Web estranhos, ou qualquer outra coisa que pareça suspeito.

- Encaminhe às autoridades e grupos especializados as mensagens suspeitas que receber. No Brasil, os endereços abaixo estão disponíveis para receber denúncias: crime.internet@dpf.gov.br - E-mail da Polícia Federal para denúncias de crimes na Internet.

Verifique junto ao seu provedor de Hospedagem e E-mail o que ele oferece para você se proteger contra Spam e como ativar essa ferramenta. Geralmente bons provedores de hospedagem são capazes de fazer uma pré-análise das características das mensagens recebidas pelos usuários e classificá-las como legítimas ou spam.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Empatia

Demonstra uma extraordinária habilidade em reconhecer os sentimentos dos outros, e estabelece um rápido e amistoso contato. Gesto que denota uma habilidade especial nas relações humanas, onde supõem-se a presença de um conjunto de capacidades que evoluem ao longo da vida.


- Capacidade de liderança, isto é, de mobilizar e coordenar os esforços de um grupo de pessoas.
- Capacidade de negociar soluções, ou seja, de ser um moderador entre as pessoas, para evitar o surgimento de conflitos ou para solucionar os já existentes.
- Capacidade de estabelecer contatos pessoais, o que requer amizade, amor ou trabalho de equipe. Trata-se da habilidade de conviver bem com todos, que sabem reconhecer o estado emocional dos demais e que, por isso, costumam ser muito estimados pelos seus colegas.
- Capacidade de análise social, isto é, de detectar e intuir os sentimentos, motivações e interesses das pessoas, o que revela uma grande percepção.

O conjunto dessas habilidades - inatas ou adquiridas - constitui a matéria-prima da inteligência inter-pessoal, é o ingrediente fundamental da atração, do sucesso social e do carisma pessoal.

Habilidades que conduzem a uma incontestável vantagem na vida familiar, nas relações de amizade, no ambiente de trabalho e em muitos outros âmbitos da existência.

Essas pessoas socialmente inteligentes sabem controlar suas emoções, convivem mais facilmente com os demais, captam imediatamente suas reações e sentimentos, e graças a isso são capazes de solucionar os conflitos que sempre surgem em qualquer interação humana.

São, inclusive, líderes naturais, que sabem expressar os sentimentos coletivos latentes e conduzir um grupo ao sucesso de seus objetivos. Trata-se do tipo de pessoas com as quais todos querem conviver, porque trazem sempre colaborações construtivas e transmitem bom humor e sentido positivo.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Se espera de um profissional...

Os tipos de profissionais existentes:
1 - Aqueles que fazem as coisas acontecerem.
2 - Aqueles que acham que fazem as coisas acontecerem.
3 - Aqueles que observem as coisas acontecerem.
4 - Aqueles que se surpreendem quando as coisas acontecem.
5 - Aqueles que não sabem o que aconteceu.

As características de profissionais que as organizações necessitam:
1 - Que tenham saúde, paciência, capacidade de suportar as pressões e cobranças dentro de uma sociedade em transformação, altamente exigentes.
2 - Postura (cuidados numa reunião, gestos, palavras, confiança participação).
3 - Iniciativa (visão, integridade, comprometimento, ação e respeito).
4 - Humildade (saber questionar, se posicionar, respeitar a hierarquia).
5 - Honestidade (inspirar confiança e evidenciar o caráter).
6 - Responsabilidade (compromisso e propósito).

Competências hoje necessárias:
1 - Aprender a aprender: a importância da responsabilidade pelo próprio aprendizado e também adquirir novas competências e aperfeiçoar as que já possui.
2 - Comunicação: efetivamente com os colegas de trabalho, disposição para trabalhar em equipes multidisciplinares e colaborar ativamente com os membros da equipe compartilhando as melhores práticas.
3 - Raciocínio criativo e solução de problemas: Perceber e captar as conexões existentes entre a solução proposta e as demais possíveis abordagens aos problemas.
4 - Domínio tecnológico: usar as mais recentes tecnologias para se conectar com os integrantes da sua equipe e outros profissionais, estimular desafios nas práticas.
6 - Desenvolvimento da liderança: disseminar uma visão para a equipe que seja compatível com a missão e as metas da sua organização.
7 – Auto-gerenciamento da carreira: capacidade de identificar as qualificações e os conhecimentos necessários para melhorar os resultados.

O profissional mais desejado pelas empresas deve reunir mais de uma das seguintes características:
1 - Inovador e ter visão.
2 - Saber dizer não.
3 - Trabalhar em equipe.
4 - Ser um educador.
5 - Possuir habilidades de análise.
6 - Familiarizado com novas tecnologias.
7 - Maduro e responsável em seus julgamentos e suas escolhas.
8 - Consegue equilíbrio no plano mental, físico e espiritual, entre vida pessoal e profissional.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Crenças e mudanças

Uma das coisas que influenciam nossas atitudes diárias é o nosso sistema de crença. A crença é um sistema de pensamentos que forma a base que vemos e experimentamos na vida.

Assim nossos pensamentos determinam como percebemos nosso mundo.

Formam, então, as nossas fronteiras.

Nossas crenças são invisíveis e existem abaixo do nosso nível de consciência. Desta forma raramente são reconhecidos, examinados ou mesmo entendidos.

A maioria das pessoas, poucas vezes, examina as crenças que influenciam suas vidas e, por conseguinte, vivem no ambiente restrito pelos seus paradigmas.

Nossas crenças definem, limitam e influenciam nosso comportamento. Elas formam o que pensamos e o que não dizemos.

A maioria das pessoas acredita que controlam suas vidas, mas este controle é tão limitado quanto o controle que o maquinista tem sobre o trem. Na realidade, a única influência que o maquinista tem é sobre a velocidade. Ele pode diminuir ou aumentar a sua velocidade. Da mesma forma que os trilhos determinam a direção do trem.

Nossas crenças configuram a direção de nossas vidas.

Além disso, caso suas crenças permaneçam as mesmas, seu futuro é perfeitamente previsível. Como o trem nos trilhos sempre seguindo a mesma rota para o mesmo destino, sem uma modificação de suas crenças seu futuro será simplesmente uma extensão de seu passado.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Estresse no trabalho

Ter qualidade de vida é um assunto que tem preocupado muitos. Conciliar trabalho e vida pessoal ainda é um dos maiores desafios das pessoas, face às muitas exigências da atualidade.

Dividido entre obrigações e vida pessoal, muitos dos profissionais se ressentem de não ter tempo para a família, lazer e saúde, e se assustam quando começam a perceber os sinais de estresse em seu corpo, decorrente da agitação, pressões, cobranças, entre outros muitos fatores.

O medo da demissão e as pressões de chefes e superiores, podem gerar um quadro de esgotamento físico e mental, conhecido como “estresse”.

Em nossa vivência profissional, deparamos com casos extremos, onde o estresse tem impossibilitado trabalhadores de exercerem sua função no trabalho.

O estresse pode se desenvolver e prejudicar seriamente a vida de uma pessoa. No entanto, tem cura e, pode ser evitado com um plano de prevenção, que inclui desde mudanças de comportamento até cuidados especiais com a alimentação.

Uma das principais atitudes de combate é saber lidar com as diferenças de personalidade no ambiente de trabalho. O medo de ensinar o serviço para o colega de trabalho, é o temor de perder espaço na empresa. Porém, a melhor atitude neste caso é procurar “somar competências”, buscando a constante atualização dentro de sua área, podendo assim superar esta insegurança.

O combate ao estresse pode também estar na prática de diversas formas de relaxamento, e terapias, como ioga e acupuntura, como também, adotar o hábito de praticar alguns hobbies.

A busca de uma melhor qualidade de vida não só no trabalho, como fora dele é perceber o mundo de forma positiva. Criar uma atmosfera de entusiasmo e harmonia. Mudar para melhor.

Ter paixão pelo que se faz. Repensar as prioridades da vida. Equilibrar razão e emoção. Fazer mais concessões para si mesmo. Ter maior flexibilidade para lidar com as diferenças. Ter um bom relacionamento familiar e com os amigos.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Chaves da competitividade

Quando se menciona a palavra competitividade no mundo empresarial, a impressão que se tem é que a mesma não passa de um tema para palestras, seminários e outros eventos deste tipo.

Primeiramente, há que se compreender que competitividade é a competência para competir.

Para competir neste mercado globalizado e mutante o gestor deve estar atento aos seguintes aspectos:

Percepção: Como a empresa percebe o ambiente. A resposta certa aos desafios do mercado depende da compreensão dos estímulos que a empresa recebe.

Qualidade: Algo que parece básico ao mundo empresarial. No entanto, a qualidade do produto é diferente da qualidade da empresa. A preservação e o enaltecimento da qualidade dependem da disposição dos seus colaboradores em aprender novos caminhos para se chegar na satisfação do cliente.

Inovação: Tanto de produtos quanto de processos. Uma necessidade não atendida pelos concorrentes pode ser uma dica para o gestor que deseja inovar.

Custos: Vários são os casos que ilustram a necessidade de se alterar a estrutura de custos de uma empresa quando o mercado assim o exige. Um destes casos de sucesso foi a aceitação da empresa aérea Gol. Uma nova estrutura de custos foi criada para se atender o que o cliente desejava. O resultado foi a possibilidade se oferecer um preço menor do que a concorrência.

Velocidade: Este é um quesito essencial. A velocidade na tomada de decisões e de resposta ao mercado pode ser o fator de sobrevivência de uma empresa. A falta de velocidade inibe a inovação e destrói a produtividade. Para aumentar a velocidade deve-se trabalhar com planejamento, que é preparação da direção certa, prever obstáculos e a forma como serão transpostos.

Reputação: Trabalhar atento aos valores e princípios que um comportamento ético exige. Relacionamentos entre empresas têm como substrato a confiança.

Habilidade para negociar: Negócio bom é aquele que persiste no tempo.

O negociador deve buscar alternativas para somar esforços junto aos clientes e fornecedores para que assim toda a cadeia de suprimentos possa dividir benefícios.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sonhos

Faz parte do ser humano sonhar.

Além do sonho quando estamos dormindo, tem também os sonhos quando estamos acordados, e que muitas vezes acabam direcionando nossas vidas.

Quando pequenos sonhamos com brinquedos, um pouco maior com amorosidade, já mais velhos com trabalho e consumo. E assim continua durante toda a nossa vida, que é composta de sonhos, ambições, objetivos e realizações, dentro de perspectivas pessoais, profissionais e espirituais. Os sonhos nem sempre estão relacionados a dinheiro.

Temos que perseguir os sonhos como um ideal de vida, se tem um sonho, coloque-o como uma bússola e tente ultrapassar os obstáculos no caminho até alcançá-lo. Lógico que de maneira ética, honesta e sem prejudicar ninguém.

Se alcançá-lo, ótimo. É sinal que conseguiu vencer, pois um sonho é sempre algo difícil de alcançar, se não for, então não é um sonho.

Sempre que alcançar comemore bastante, pois isto massageia o ego, lhe traará mais força, auto-confiança e muita satisfação.

Por mais difícil que tenha sido conseguir alcançá-lo, faz parte do ser humano sempre sonhar mais alto e assim começar a perseguir um novo objetivo.

Muitas pessoas passam a vida inteira perseguindo um sonho e morrem sem conseguir ter sucesso. Por isso é sempre muito importante dar valor aos sonhos realizados.

Para os que estão vendo o tempo passar e não alcançaram ainda seus sonhos, não desistam e continuem a buscá-los, pois afinal os sonhos não envelhecem.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Hiperconectividade

Devemos nos manter atualizados sobre as tendências de um mundo globalizado. As mudanças ocorrem muito rápido, mais do que imaginamos.

Por incrível que pareça, o importante não é entender do que trata a Internet, Intranet, Extranet entre formas diferentes de nos conectarmos às redes digitais, mas sim saber as variações dessa transformação.

Cada vez mais verifica-se que o alvo não está fixo, precisamos imaginar objetivos futuros para em seguida atuarmos em ações que levem ao maior nível de acertos.

Reaprender a dinâmica empresarial na maneira como se organizam os negócios nesse novo período em que a localização geográfica torna-se irrelevante e a rapidez é condição essencial para a sobrevivência.

Dentro desse contexto, as empresas só poderão se defender da competitividade em âmbito global se realmente focarem esforços para através da Internet, se capacitarem para construir um forte relacionamento com os clientes e assim prover inovadores produtos e serviços. Não bastante, será necessário desenvolver formas inovadoras de comercialização.

Tenha em mente que a Internet é de longe o melhor veículo para a empresa conectar-se ao mundo dos negócios. A rede facilitou a abertura de várias perspectivas em termos de comércio e de relacionamento com o mercado.

Para alcançar bons resultados, basta aplicar algumas ações práticas como utilizá-la para cortar custos e melhorar a eficiência dos negócios em todas suas fases, que vão desde a divulgação, até a certeza da entrega.

Nessa linha, é preciso ficar atento para personalizar o atendimento, ter a capacidade de, através da Internet, adaptar-se às características e interesses dos clientes, propondo soluções completas e dar alternativas para que os consumidores potenciais possam conhecer seus produtos e serviços.

Além disso, planejar bem será cada vez mais determinante, afinal, pensar à frente e agir de forma rápida pode ser crucial para o sucesso dos negócios. Estar preparado para mudar e se adaptar continuamente, certificando-se de que não se está deixando de fazer algo que poderia ou já deveria ter sido feito.

Manter-se atento e não subestimar o fato dos impactos que essa nova era está trazendo aos negócios precisa ser, sem dúvida, a primeira decisão a ser tomada.

Devemos nos preparar pessoal e profissionalmente para atuar nesse cenário desafiador.

domingo, 30 de maio de 2010

Ingredientes da felicidade

Em época alguma tanto esforço foi feito para produzir felicidade, e também uma época em que o indivíduo prestasse tão pouca atenção para criar as qualidades pessoais que contribuem com ela.


O que está sendo mais desprezado nos dias atuais é a determinação pessoal de desenvolver um caráter que, por si mesmo, dadas as condições razoáveis, contribua para a felicidade.

Toda nossa ênfase recai sobre a reforma das condições de vida, de melhores salários, ou controles sobre a estrutura econômica e muito pouco para que as próprias pessoas possam se aperfeiçoar como seres humanos.

Os ingredientes da felicidade são tão simples que podem ser contados nos dedos da mão. Antes de mais nada, a felicidade deve ser compartilha­da. O egoísmo é seu inimigo, fazer feliz a outra pessoa é fazer feliz a si mes­mo.

A felicidade é silenciosa. Raras são as vezes que nos encontramos com ela em grandes aglomerações. Pode-se obtê-la com mais facilidade em momentos de solidão e reflexão.

Ela vem de dentro, e descansa com mais segurança na bondade simples. A religião pode não ser essencial para consegui-la, mas ninguém a alcan­çou sem uma filosofia baseada em princípios éticos.

Não pode ser comprada. Na verdade, o dinheiro, por estranho que pare­ça, pouco tem a ver com ela.

As pessoas não são felizes a menos que estejam razoavelmente satisfei­tas consigo próprias, de modo que a busca da tranqüilidade deve começar necessariamente por um exame de consciência.

Temos tanto para fazer, e tão pouco feito! Mesmo assim, o desenvol­vimento pessoal é a única forma de ser feliz.

Viver contente com poucos meios. Buscar a elegância mais do que o luxo. Ser merecedor de respeito em vez de res­peitável, e ter dinheiro em vez de ser rico.

Ninguém pode fazer isso por você. Você mesmo tem de fazê-lo.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ouça e melhore a vida

Embora muita gente fale bastante sem dizer nada, nem todo mundo é assim. A maioria efetivamente não sabe escutar.

Por isso se você quiser crescer na carreira profissional, vai precisar aprender a ouvir.

Há diferença entre ouvir e escutar. Ouvir é apenas uma atividade biológica, que não exige maiores esforços do cérebro, enquanto escutar pressupõe um trabalho intelectual, pois após ter ouvido, é preciso interpretar, avaliar e reagir à mensagem.

Nosso pensamento trabalha numa velocidade quatro vezes mais rápido do que as palavras transmitidas. Essa diferença de velocidade explica por que a maioria das pessoas sente muito mais prazer em falar do que em ouvir.

De maneira geral, prestamos atenção nas informações que favorecem nossos interesses, e afastamos as mensagens que julgamos desfavoráveis.

Prejulgamos e distorcemos mensagem contrarias a nossa forma de pensar, inicia assim um processo defensivo e procuramos antecipar e resistir às novas mensagens.

O ambiente distrai, assim elementos que estão à nossa volta podem interferir na concentração. O som, a temperatura, pessoa tossindo, as máquinas que fazem barulho podem desviar nossa atenção.

Escutar exige uma atitude ativa, concentração e esforço intelectual. Ocorre que preferimos ouvir de maneira passiva, sem analisar ou interpretar o que está sendo falado.

A maneira como escutamos pode interferir de forma decisiva no sucesso profissional e na qualidade do nosso relacionamento pessoal. As pessoas que têm dificuldade para escutar apresentam baixa produtividade no trabalho e dificuldade para se relacionar.

Entenda antes de interpretar ou criticar, evite a tendência de interpretar ou criticar uma mensagem, antes mesmo que ela tenha sido concluída ou entendida.

Um bom método para se concentrar nas informações que ouve é fazendo anotações dos tópicos que julgar importantes.

Quando alguém estiver falando tente não interromper. Reconheça que existe a possibilidade de você estar enganado em algumas opiniões.

-> Esteja consciente de que, se escutar melhor, só terá benefícios na vida
-> Procure não julgar ou criticar o que uma pessoa tem a dizer antes de ouvi-la
-> Faça o possível para levar em conta outras opiniões. Você pode estar enganado.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Erros a serem evitados nas reuniões

Alguns erros podem prejudicar sua participação nas reuniões.

1- Considerare os ouvintes. Ao expor uma proposta ou um projeto leve em conta as características e os anseios dos participantes.
2 - Não comece batendo de frente. Se houver pessoas que não concordam com você, procure mencionar antes nos pontos que tenham em comum.
3 - Não pressuponha que o assunto seja conhecido. Normalmente as reuniões são realizadas com o objetivo de solucionar problemas, pode ser que a questão não seja conhecida por todos. Antes de propor soluções procure esclarecer quais os problemas que precisam ser resolvidos.
4 - Esclareça quais os assuntos que serão debatidos. Procure informar de maneira concisa os pontos que serão discutidos, e os objetivos a serem atingidos.
5 - Não permita que monopolizem as discussões. Faça perguntas e peça opinião de todos para que se sintam incluídos nos debates.
6 - Não fale fora de hora. Se você for um dos participantes da reunião, evite tomar a palavra para responder às perguntas de outras áreas. Procure dar sua opinião em momentos oportunos e você sentir que pode colaborar.
7 - Forneça informações. Quanto mais subsídios os participantes tiverem, mais atuantes serão.
8 - Não seja desagradável. Evite brincadeiras, uso de ironia, do sarcasmo e da crítica desnecessária, pode criar uma imagem antipática.
9 - Não seja sério demais. Se o assunto permitir procure se mostrar descontraído, de comportamento mais amistoso.
10 - Estabeleça horário para iniciar e para terminar a reunião. E procure cumprir o que foi combinado. Assim, todos poderão aproveitar melhor o tempo.

Dicas;

-> Ao ser questionado procure responder com firmeza, segurança e convicção
-> Evite conversas paralelas durante a reunião
-> Não fale o tempo todo. Deixe que os outros se manifestem
-> Não deixe de falar. Dê sua opinião quando for necessário.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Técnicas de Programação Neurolinguística

A Programação Neurolinguística é uma análise sobre o homem diante da vida, embasada em técnicas que promovem um melhor desempenho no pensar e agir, melhorando seu comportamento e sua experiência de vida, acelerando a capacidade de aprendizado, assimilação e execução dos processos criativos;

A PNL engloba a análise e a prática de diversas técnicas de psicologia, auto-conhecimento, auto-ajuda e até espiritualidade, associando-as a novas tendências e descobertas.

Algumas técnicas da PNL que podem ser utilizadas, para melhorar seu desempenho;

- Trabalhe seu autocontrole para propiciar melhor e maior conhecimento de si mesmo.
- Gere entusiasmo ao seu redor, proporcione condições para o crescimento em todas as vertentes da vida.
- Aprimore seus relacionamentos afetivos, sociais e profissionais de forma a atrair mais energia, e, qualidade à sua volta;
- Exercite a sua capacidade de concentração e aprendizado;
- Defina metas para si mesmo, crie benefícios recíprocos entre você e o seu meio;
- Evolua gradualmente, possibilitando novos horizontes e, influências positivas com as pessoas que convive;
- Desenvolva a sua capacidade de entrar no inconsciente coletivo potencializando suas criações e aumentando seu poder de realização;
- Tenha confiança em si mesmo, melhorando a auto-estima e o seu poder de criar através dos princípios éticos;
- Conheça a si próprio para, começar a conhecer melhor os outros e, desenvolver a capacidade de gerir e liderar pessoas, grupos, empresas...;
- Harmonize-se, transpondo a barreira do plano material;
- Entre em sintonia com aquilo que você realmente é, acredita, diz e faz, criando o poder de influenciar as circunstâncias;
- Focalize a atenção em suas competências e habilidades inatas, concentre-se nos seus focos e metas, buscando resultados no desenvolvimento pessoal;

Estes tópicos são simples e superficiais do que é, e o que pode a PNL fazer para melhorar a sua vida

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Inteligência Competitiva

O objetivo da inteligência competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, metas e planejamentos.

Através dela, informação originaria de diferentes fontes são trabalhadas de maneira estratégica permitindo antecipar-se às tendências de mercado.

Em uma era de competitividade baseada em conhecimento e inovação, a inteligência competitiva permite que as empresas possam efetivamente exercer a pró-atividade, ao invés de esperar para reagir aos fatos.

Na prática reativa as empresas só tomam conhecimento dos fatos relevantes quando eles já estão em andamento ou já aconteceram. A inteligência competitiva procura prever e antecipar-se aos movimentos da concorrência.

Algumas das vantagens de nos dedicarmos à Inteligência Competitiva:

• Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
• Identificar oportunidades e ameaças.
• Obter conhecimento relevante para formular nosso planejamento.
• Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência.
• Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
• Rever e re-alinhar nossa estratégia.
• Garantir meios para uma maior sustentabilidade do negócio.

Empresas que utilizam a inteligência competitiva aprendem mais rápido e implantam mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes.

No mundo dos negócios, os últimos serão sempre os últimos.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Seja Breve

Essa experiência não é muito diferente do que ocorre com os textos que escrevemos no dia-a-dia. Especialmente os textos que enviamos por e-mail. A cada dia as caixas de e-mails estão mais sobrecarregadas.

Além dos desagradáveis spams, que nos perturbam com propagandas de todos os tipos, ainda temos de ler longas mensagens que poderiam ser resumidas a poucas linhas.

Se considerar que a mensagem é extensa porem necessária, mande-a como anexo e redija o e-mail em poucas linhas comentando o conteúdo. Assim, o destinatário poderá julgar se terá ou não interesse em ler a informação toda.
Além da extensão desnecessária outro grave problema com os e-mails são as piadinhas, sobretudo se for acompanhada de imagens pesadas. Cuidado pois ao encaminhar textos humorísticos, poderá parecer que você não tem nada importante para fazer.

Esteja atento também para não cometer o erro oposto e transformar a comunicação em oi e tchau, pode dar a impressão de que você não tem interesse no contato.

Revise tudo quando for mandar uma mensagem, pois erros gramaticais e palavras digitadas com falhas passam idéia de negligência e até de despreparo. Também abreviações como qq, vc, tb demonstram doses de infantilidade.

Algumas dicas;
* Aprenda a escrever mensagens completas com brevidade
* Pegue os últimos textos que escreveu e reescreva-os usando metade do tamanho
* Em seguida, sem prejudicar o conteúdo, reduza pela metade o que já havia reduzido
* Adquira o hábito de escrever e-mails bem curtinhos e com conteúdo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Energia Elevada

Vida saudável e fontes de energia ajudam a combater a falta de ânimo e o estresse, com estratégias como a alimentação, prática de exercícios e terapias energéticas que utilizam técnicas motivacionais.

Todas as pessoas bem sucedidas possuem muita energia.

Existem, 4 tipos de energia:
1. Física
2. Mental
3. Emocional
4. Espiritual

Gerencie sua energia física através de exercícios diários e uma dieta esperta e inteligente, e você estará mantendo um bom metabolismo.

Respirar profunda e pausadamente pelo menos 3 vezes por dia é essencial!
A respiração é a coisa mais importante da vida. Parece obvio, mas, muita gente não respira profundamente há anos.

Durma o suficiente. A quantidade de horas de sono é individual, então faça o necessário. O Ambiente é fundamental para a qualidade.

Seu nível de energia é também influenciado pelo seu estado mental e emocional. Ansiedade, raiva, decepção, tristeza, tédio ou cansaço mental influenciam em muito no nível energético.

A energia espiritual é aquela que nos dá um relaxamento profundo e a certeza de que somos poderosos em relação à vida e à natureza no momento que vivemos respeitando essa conexão divina.

Com o passar do tempo aprimorando essas energias a gente aprende que não temos que re-inventar coisas para chegar aonde queremos, temos sim que adapta-las a nós.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os Grandes Problemas

Dos grandes problemas com os quais lidamos, talvez o maior seja a comodidade.

Aparentemente possuímos uma tendência a postergamos as ações que são importantes por acreditarmos que sempre teremos tempo para implementar algo.

Quando necessitamos tomar algum tipo de decisão e não a tomamos, implicitamente tomamos a decisão de nada fazer, sem perceber que, estamos perdendo espaço.

Em tempo algum tornar-se obsoleto foi tão rápido, e manter-se aprimorado foi tão substancial.

Quando encontramos supostas fórmulas de sucesso, tendemos a nos fixar nelas e perdemos de vista a necessidade de buscar meios de melhorar.

O cotidiano é marcado por inúmeras dúvidas a respeito do que, como ou porque fazer ou ainda por onde começar a fazer. Próprio da natureza humana, o medo e a dúvida de iniciarmos novos projetos e assim muitas vezes demoramos tempo demais para iniciarmos algo no sentido de estarmos melhorando como profissionais.

Quando a situação começa a se apresentar mais severa e inspirar cuidados imediatos, por vezes nos causa a perda de entusiasmo, o que fazemos nos remete a uma condição de desgosto.

Quem trabalha por prazer, é porque encontrou exatamente aquilo que desejou em algum momento.
Não desfaça por acreditar que não adianta, ou que já está velho demais ou já se conhece tudo a respeito da sua profissão.

Uma longa viagem começa com o primeiro passo. O que falta para que você comece a caminhar neste sentido.

Poucas coisas são piores do que perder a esperança e nossos desejos, além de ver planos e anseios se distanciarem de nós.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Comportamentos que atrapalham no trabalho

Existem alguns comportamentos não convenientes no ambiente de trabalho e que dificultam a promoção de cargos, normalmente, a culpa é do próprio profissional, por não possuir critérios.

A promoção depende muito do próprio esforço, mas depende muito mais da pessoa mostrar que possui um perfil condizente com a filosofia da empresa.

Os comportamentos que devem ser evitados, para que o profissional consiga a promoção:

Complexo de hora extra: “Ocupação não significa eficiência”.
Nem sempre a pessoa que mais faz horas extras, é a que traz mais resultados para a empresa. Na tentativa de mostrar-se esforçado e comprometido com o trabalho, o profissional pode estar sendo visto como desorganizado e lento, a imagem que se passa é de incapacidade de organizar o próprio tempo e executar as atividades focado em resultados.

Bajulação: não é algo positivo, pelo contrário, poucos querem a opinião do bajulador, por julgar que o mesmo não tem senso crítico e, por isso, sua opinião não deve ser levada em consideração.

Timidez: na dose certa, não prejudica, mas não pode ser uma barreira para o alcance dos resultados. Para isso, aposte na autoconfiança. Pessoas autoconfiantes encontram mais facilidade no mundo corporativo.

Ser do contra: divergir é algo que requer equilíbrio e senso crítico. Discordar é diferente de ser sempre do contra.

Deixar de fazer planejamento: ele é imprescindível para quem quer o sucesso na vida profissional. Não adianta somente desejar ser promovido; deve-se planejar para que isso aconteça, o que inclui identificar pontos fracos e fortes, para saber se posicionar em oportunidades em que obterá valorização.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lições através dos Tempos

Por mais que tenhamos tentado atingir a perfeição em nosso dia-a-dia sempre nos depararemos em algum momento com situações de dificuldade.

A busca homem pela perfeição é tão antiga quanto a própria história, o seu preço tem sido a busca constante.

No entanto, em vários momentos do caminho nos deparamos com o medo de ousar, das conseqüências, do fracasso e da imperfeição.

Mas até mesmo o medo tem seu valor, sua utilidade, pois nos ajuda a nortear os caminho e impor limites.

A covardia nos faz menores, medíocres.

Durante o caminho sofremos na busca de coragem para transpor situações que nos inquieta, causam ansiedade e irritação.

A coragem nada mais é do que o domínio dos nossos medos. Ser corajoso não é ser destemido, mas sim, apesar do medo continuar, seguir em frente.

Temos hábitos e vícios que não podem ser esquecidos na nossa busca por sermos pessoas e profissionais melhores.

A busca da perfeição é a dedicação constante.

Cada um é do tamanho do seu desejo, do seu sonho, e quase que invariavelmente recebe o justo pagamento pelo seu esforço ou pela falta dele.

Nossa tarefa é descobrir qual é o nosso trabalho, para que existimos e nos dedicarmos.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Azar...

Muitas pessoas atribuem aos fatos ou circunstâncias da vida o estado em que se encontram.

Culpam o governo, que a empresa toma muito tempo, os colegas que não colaboram, a crise, entre outras circunstâncias. Ou que os outros tem uma sorte quase inacreditável.

E assim, passam a vida, acreditando em destino, em sorte e azar.

Sorte ou azar simplesmente não existem, representam, sim uma conseqüência de nossos atos em direção a algum lugar.

O stress, dinheiro, qualidade de vida entre muitos outros fatores pelos quais temos ou somos são resultados de nossas ações (ou pela falta deles), e não mera influência do acaso.

Sorte ou azar (resultados positivos ou negativos), resulta da soma de alguns elementos que basicamente são:

CONHECIMENTO TÉCNICO - o quanto nos dedicamos a crescer nossos com conhecimentos. É imprescindível estarmos buscando a educação formal com cursos de especialização. Mas precisa ser planejado, com objetivo e com foco.

EXPERIÊNCIAS – esta atualização, tão necessária passa por alguns caminhos, tais como contato com outros profissionais, visita a outras empresas, novas formas de abordagem e comportamento, revisão de erros e acertos e medidas de melhoria. Consiste em gerenciar as experiências profissionais que podem ser úteis no presente e no futuro.

TEMPO – o tempo é finito e aproveitá-lo é uma questão de necessidade e urgência. O tempo profissional não é medido em horas nem em dias e sim em momentos.
É preciso entender como utilizar este tempo, conciliar tudo é um desafio e tanto.

REDE DE RELACIONAMENTOS – manter uma esta rede é imprescindível, pois, oportunidades podem surgir de contatos. Prega-se com este sentido a busca de idéias de melhorias, informações que sozinho não ficaríamos sabendo. Nossa rede de contatos define em parte nossa possibilidade de ascensão.

Enfim, sorte ou azar são nomes dados para competência ou incompetência em gerir nossa carreira. Nossa vida hoje é fruto do que fizemos a algum tempo atrás.

Boa sorte, ou melhor, boa gestão de sua carreira!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Gostar do Trabalho e da Vida

Muita gente está em cargos e funções que, se pudesse realmente escolher, não estaria. Mas como precisam de dinheiro e da segurança, lá ficam.
As empresas vencedoras precisam de pessoas que vistam a camisa e estejam aptas a realizar o trabalho, isto não é um novo conceito.

Existem milhares de pessoas inteligentes, com habilidades e talentos completamente desperdiçados pela falta de motivação.

Normalmente o inicio da carreira foi de forma errada, pois, somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.

Podem até conseguir o sucesso financeiro e social, mas é tudo fachada, se por dentro estão destruídas, por não possuir a felicidade.

No lugar de se concentrar no que virá depois, concentre-se no que é mais importante agora.
Preocupe-se mais com o seu caráter do que com sua reputação, porque sua reputação é o que os outros pensam de você, e o seu caráter é quem você realmente é.

O trabalho certo para você deve ser o mais parecido com a vida real, às vezes divertido, às vezes agitado, muitas vezes frustrante.
Você sabe que encontrou algo que realmente gosta quando as contrariedades parecem superficiais e fáceis de contornar. São pequenos obstáculos, que você usa como degraus para o sucesso.

Realmente não é possível que o trabalho seja divertido todos os dias, com aquela sensação de bem-estar e realização.
Não é uma história de conquistas, mas sim de descobertas. Através de erros e acertos descobrimos qual a contribuição que podemos dar.

Para as pessoas que amam o que fazem, trabalho e vida pessoal estão irremediavelmente juntos, não existe uma coisa sem a outra. É tudo uma vida apenas.

Então da próxima vez que for aceitar um desafio, não pergunte ‘o que vou fazer’ mas sim ‘em que tipo de pessoa vou me transformar’.

Só existe uma opção: ou você gosta o que faz, ou não gosta.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fracasso ou Sucesso

É preciso discernimento para reconhecer o fracasso, coragem para assumi-lo e sabedoria para aprender com ele.

O fracasso está presente em nossa vida, em seus mais variados aspectos, normalmente, por conseqüência de uma decisão inadequada.

Reconhecer o fracasso é uma questão de perspectiva, devemos distinguir o que é um contratempo, um revés e uma tragédia.

A maioria das coisas ruins da vida são contratempos. Reveses são mais sérios, mas podem ser corrigidos. Tragédias, sim, são impactantes.

O fracasso ensina ao homem algo que necessita aprendero que fazer, errar é experiência, enquanto não fazer é fracasso, devemos nos preocupar com as chances perdidas quando nem mesmo tentamos.
O fracasso é o primeiro passo no caminho ao sucesso, é a oportunidade de se começar de novo inteligentemente.

Assim como amor e ódio são vizinhos, o fracasso e o sucesso são igualmente separados por uma linha tênue.
Poucos percebem que a liberdade de fracassar é vital para quem quer ser bem sucedido, dando conta de que o fracasso irá impulsioná-los a alguma nova tentativa de sucesso.

O sucesso, decorre da perseverança (acreditar e lutar), da persistência (não confundir com teimosia), da obstinação.
Decorre do exercício da paciência, de se fazer o que se gosta, da irreverência de se preparar para o fracasso, e ser surpreendido pelo sucesso.

Humildade de aceitar os pequenos detalhes como mais relevantes do que os grandes planos, e sabedoria de se manter a cabeça erguida.

Mas o sucesso é vaidoso, pois faz o fracasso de muitos homens.

domingo, 9 de maio de 2010

Simplifique

Uma pergunta simples e fácil, e a pessoa levou um tempão pra responder, contando uma história tão longa, que acaba por esquecer do questionamento original.

Diversas pessoas se perdem na história que criam ao seu redor e não conseguem sair dela por mais que queiram. Criam labirintos intermináveis e não acham o fio da meada.

Muita gente pensa que facilitar a vida é coisa do outro mundo, que depende somente do que se passa fora de nós. Na realidade é justamente ao contrário. Quando resolvemos tomar as rédeas de nossos pensamentos e decisões queremos alcançar algo que mude nossa vida.

Regras para isto;
1) Procure exemplos de inspirações suficientes para motivar e contrabalançar a violência emocional cotidiana. A internet esta cheia de artigos relacionados com inspiração.
2) Preste atenção nos assuntos que escolhe pra falar. Se notar que esta falando de coisas do passado, mude o assunto e fale de coisas atuais.
3) Troque o drama por comédia nas coisas que incomodam emocionalmente.
4) Focalize na palavra facilitar a vida de uma maneira criativa, jovial e esperta. Se complicar, simplifica!
5) Procure um profissional para lhe ajudar a ultrapassar obstáculos desta ordem caso não consiga superar esse desafio interior consigo mesmo.

Deste modo você simplificará sua vida emocional dependendo do que você decidir pensar e agir.

A complicação é proveniente da falta de foco naquilo que se quer. A duvida e a insegurança que nos traz o medo, as crenças dos nossos antepassados, e a falta de consideração por si mesmo, potencializam este processo.

É esse fator emocional que nos faz falar demasiado sobre coisas desnecessárias, quando poderíamos simplificar, focalizando, agindo e manifestando o que queremos alcançar.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Desmotivação

Se existe angústia diante do início de mais uma semana de trabalho. Desconforto de levantar cedo, encarar trânsito ou transporte lotado, na empresa onde reencontrará caixa de entrada cheia e reuniões intermináveis.

Alguns telefonemas e uma eventual discussão podem completar uma rotina que se estenderá por toda a semana.

São sinais de desmotivação, sensação de desanimo com tudo.

Basicamente, esta situação pode decorrer de um aspecto interno, a falta de entusiasmo, ou externo, a falta de reconhecimento.

A perda de entusiasmo é um processo inerente ao ser humano. Pode ser consequência de diversos fatores.

Um trabalho desalinhado com seus propósitos, em especial missão e visão. Se a sua atividade não guarda sinergia com os objetivos que você determina, é natural que haja desinteresse, pois não existe sentido no que se faz.

Além disso, há que considerar a influência do ambiente de trabalho – coisas e pessoas. Infra-estrutura inadequada, formada por equipamentos ultrapassados, que comprometem um bom desempenho profissional, associada a um clima de trabalho tenso e/ou com desarmonia, certamente prejudicam seu estado emocional.

A falta de reconhecimento, em maior ou menor grau, todas as pessoas precisam de reconhecimento. Aqueles dotados de uma auto-estima mais elevada conseguem controla-la. Em especial no mundo corporativo, que os superiores hierárquicos, demonstrem reconhecimento por nossos feitos, seja como identificação ou por gratidão.

Este reconhecimento pode vir por um sorriso, congratulações, recompensa financeira ou promoção de cargo. Mas é fundamental esta demonstração, pois funciona como combustível a nos mover em direção a novas realizações, maior empenho e satisfação.

Moderar os sinais de desmotivação depende exclusivamente de você, desde que esteja atento para identificar estes sinais. Em seguida, procure agir para combatê-los. Isso pode significar melhorar o ambiente de trabalho, buscar relações mais amistosas com seus colegas, alterar sua rotina ou perseguir novos desafios.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Reciclagem

Mudanças que ocorrem no mundo e os avanços tecnológicos fazem com que nenhuma empresa possa acreditar que seu mercado está sob controle.

No momento em que os clientes encontrarem melhor atendimento técnico e comercial, melhores preços, prazos, e qualidade, com certeza não hesitarão em mudar de fornecedor.

Por mais avanços tecnológicos que ocorram, sempre as empresas precisarão de pessoas habilitadas para as conduzirem ao sucesso.

Avalie;
· Quanto tempo faz que se formou?
· Os conceitos já não mudaram radicalmente na sua área de atuação?
· Quantos cursos de atualização/aprendizado fez nos últimos 12 meses?
· Você acha que já sabe tudo na sua área?
· Você acha que sua posição segura na atual empresa, garante estabilidade?
· Você acha que não tem obrigação de conhecer áreas que não trabalha diretamente?

Analise se está acompanhando a evolução no mundo dos negócios e se a sua empresa está.

O seu aperfeiçoamento profissional depende de você, não espere que se preocupem em lhe dar treinamento, vá atrás do melhor para você e procure mostrar para os seus superiores o quanto é importante aplicar novos métodos, técnicas e conceitos para incrementar seus negócios.

Já é mais difícil encontrar nas empresas aquele chefe do tipo antigo, que acha que produtividade está ligada a tempo de trabalho, e que hora extra mostra dedicação.
As empresas que estão crescendo hoje, tem mentalidade vencedora de se atualizar sempre.

Portanto, é bom fazer um benchmarking e constatar que todas sem exceção, investem em treinamento como fator de reciclagem humana e evolução nos negócios.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Seja você mesmo

A maioria das pessoas concorda que gostaria de ser uma pessoa saudável, feliz, útil e rica enquanto viver.

A possibilidade de recebemos durante nossa vida, e das mais diferentes pessoas, uma abundância de conselhos e sugestões, formuladas em regras que acabam nos programando sobre o que é a realidade e como buscá-la.

Como adultos, notamos que, gostamos de algo ou não, baseando-nos em valores e crenças eventualmente de outras pessoas.

Por vontade própria ou por acidente, descobrimos que o sentido depende somente de nós mesmos.
Descoberta assustadora aos que preferem ter sua ‘zona de segurança’, área confortável onde não é preciso pensar, apenas obedecer.

É difícil aceitar que evitar tomar decisões já uma decisão. Paradoxo à parte quem toma a decisão de não decidir, deixa a decisão para os outros.

A decisão de deixar de ser quem se é, para ser quem os outros querem que você seja, é incoerente.

Conseguir aceitar o fato que o pré-condicionamento que recebemos, independentemente de seu conteúdo, é apenas mais um passo inevitável do processo de maturação e amadurecimento.

Fortalecendo sua estima e amor-próprio, as pessoas se valorizam, buscando o crescimento e a aprendizagem contínua, trazendo a realização pessoal e profissional.

Preste atenção no seu comportamento, e atitude, pois são essas são as melhores formas de descobrir que tipo de valores pessoais você tem.

A recompensa de desejos ou sentimentos, em qualquer situação, requer foco e expectativas claras sobre nosso objetivo, bem como conhecer as ações ou passos que devem ser tomados para atingir esse objetivo de maneira satisfatória.

Trabalho duro e esforço estão por trás da ‘sorte’. Se existem aspectos na sua vida que você gostaria de mudar, você precisa de um objetivo, de um plano de ação, e determinação de transformar isso em realidade (ou seja, agir!).

Para ganhar na loteria pelo menos compre um bilhete.Arrisque-se: seja a pessoa e o profissional que você gostaria de ser.

sábado, 1 de maio de 2010

Importância da Comunicação

A comunicação, é um instrumento de integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento entre as pessoas em quaisquer atividades realizadas.

A sociedade atual demanda que o profissional atue cada vez mais em equipe, levando as empresas a oferecer qualidade na prestação de serviço.

Um outro efeito deste processo é a necessidade de segurança na transmissão de informações a clientes e parceiros. Profissionais capacitados com são capazes de oferecer informações que atendam as solicitações do consumidor o deixando seguro do produto que adquiriu.

Para tanto é preciso investir em atualização, pós-graduação, redefinir políticas, estratégias e metas por parte da empresa, bem como recorrer a assessorias e consultorias por profissionais capacitados para diagnosticar falhas, gerenciar conflitos e a propor soluções.

Trabalhar os pontos falhos e potencializar as habilidades comunicativas existentes em cada indivíduo, que muitas vezes não são valorizadas no cotidiano.

Pagar por um produto, e saber que ao invés de resolver seu problema, a preocupação do atendente é cumprir metas estatísticas, que pouco tem haver com sua satisfação. Não adianta nem explodir com o atendente, que é em última análise, é o que menos tem culpa.

Empresas ainda pecam no atendimento, principalmente na pós-venda, sendo que todos aqueles valores, competências, “know how” empresarial, compartilhados no momento da venda, não existem mais.

É importante conscientizar as empresas sobre a importância da comunicação empática e natural, seja através das palavras, posturas e formas de apresentação adequadas a cada contexto, se obtém o equilíbrio entre pensamento e coerência.

Todos os funcionários são a imagem de uma empresa, mesmo aqueles que não realizam o atendimento direto ao cliente.

A comunicação empresarial advém com múltiplas estratégias comunicativas, com visão e ação, a qual objetiva a maximização da informação, intrínseca com os valores e missão da empresa, bem como com as estratégias, planejamentos e ações daqueles que compõe a corporação.

A responsabilidade por oferecer uma boa informação e instrução de ação deve ser incorporada e homogênea, por todos os colaboradores.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Profissional

O mundo passa por significativas mudanças, nós seres humanos fomos responsáveis pelas boas e más transformações que hoje vivemos. Futo daquilo que outras pessoas plantaram no passado.

Detem o poder as pessoas ou empresas, que buscam informações que traduzem em conhecimento.

Seja qual for a profissão é valorizado aqueles que sabem analisar, planejar, agir e acima de tudo ter criatividade.

O novo profissional busca, e, não espera que as oportunidades apareçam, ele as cria.


Não existe uma receita a ser seguida em que no final o resultado seja positivo.

Existem caminhos a serem trabalhados e que podem vir a produzir bons resultados, através da vontade, conhecimento, perseverança, e do espírito de equipe e ajuda mútua inerente aos profissionais de sucesso.

Competências e habilidades técnicas são o mínimo exigido e não chegam a diferenciar os profissionais.

A diferença entre profissionais comuns e aqueles que realmente fazem a diferença é sua capacidade de ver mais longe, sua capacidade de realização, e, não simplesmente reclamar e esperar que outros lhe ajudem.

O caminho é construído passo a passo, contornando as dificuldades, mudando sua forma de agir e de pensar, mas sem nunca perder de vista seus objetivos, sonhos e capacidade de lutar pelo que quer e acredita.

a. Capacidade de direcionar o esforço para o que realmente é importante;
b. Trabalhar com e para as pessoas no intuito de atingir os resultados necessários;
c. Ter comprometimento com resultados, e prazos para conclusão;
d. Ser flexível sem ser fraco, ter autoridade sem ser autoritário;
e. Saber expressar-se, ter comunicação clara e objetiva, e principalmente saber ouvir;
f. Ter iniciativa, é importante sentir o momento exato;
g. Entender que possuímos limitações, não significa incompetência, ignorar as limitações sim significa;
h. Quem faz a diferença nunca desiste, concentra forças na administração da situação.
i. Personalidade impar, pessoas que tem opinião própria, assumem riscos e seus erros.

Agir rapidamente com conhecimento de causa e sem medo do desconhecido, ético acima de tudo. O profissional do futuro tem ambição, presença e de espírito de luta, busca vencer por forças próprias.

O limite não existe, cabe a cada um construir seu próprio destino e perseguir seus ideais.
Fruto daquilo que plantamos, a colheita é a recompensa por nosso esforço.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Trabalho vicioso

Vícios todos nós possuímos.

As empresas vivenciam mudanças drásticas em seus conceitos de gerir processos organizacionais na busca de uma maior competitividade.

A obrigatoriedade de adesão às novas exigências empresariais focaliza os vícios administrativos que foram herdados, como fator primordial para adequação.

Deixar o antigo decadente e se lançar ao novo desconhecido é um passo importante, e incerto, afinal a mudança traz a dúvida, o medo. Mas ignorar o fato da necessidade de mudanças, com certeza é mais perigoso.

1. Inexistência total ou parcial de treinamento ou processos de melhoria dos colaboradores;
2. Centralização do poder na figura do chefe, dono ou gerente;
3. Processos informais nas tomadas de decisão;
4. Informática utilizada apenas para o básico (quando existe);
5, Idéias enraizadas em métodos que deram certo no passado;
6. Falta de um planejamento estratégico de médio e longo prazo;
7. Canal ineficiente e ineficaz de comunicação dentro e fora da empresa;
8. Política de Recursos Humanos falha ou inexistente;
9. Indecisão;
10. Ações baseadas no subjetivo;

Estes fatores denunciam que a competitividade da empresa não anda bem, e ninguém pensa em falir, portanto mudar ainda é o melhor caminho.

Estar ciente de que o mercado esta exigindo cada vez mais de profissionais que tenham a capacidade de repensar a cada dia os caminhos a serem seguidos pelas empresas, e acima de tudo capacidade de visualizar as oportunidades a serem aproveitadas.

Mudar é preciso, mas cuidado com posturas inadequadas, é preciso evoluir, mas de forma planejada para evitar percalços.

As oportunidades existem para quem é ágil no reconhecimento de quais providencias devam ser tomadas para gerar vantagem competitiva, com competência e inteligência.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Detalhes de um Comunicador

Saber se comunicar é hoje um pré-requisito indispensável para o profissional de sucesso.
Todo bom comunicador apresenta, pequenos segredos que são utilizados para tornar a comunicação mais eficaz.

São detalhes simples, mas que podem ajudar a administrar as emoções e deixar-lo mais à vontade, tornando o falar em público uma atividade prazerosa e agradável:

1 – Visualize sua apresentação
Possuí efeito poderoso sobre a mente, preparando você para o momento apropriado.

2 – Encare a eventualidade
Relacione tudo o que pode dar errado durante a sua apresentação e FIXE bem a SOLUÇÃO.

3 – Não subestime seus sentimentos
Para aliviar o corpo e oxigenar o cérebro, respire de forma consciente.

4 – Eficiência
Para uma boa comunicação é necessário criar um clima de confiança e amizade, quanto mais confiança transmitir, maior será a empatia.

5 – O inicio é pelo começo

Apresente-se , dedicar algum tempo à própria apresentação ajuda no inicio.

6 – O desejos individualizados devem ser compartilhados
Registre o que o grupo quer e também o que não quer. Evite desperdício de tempo e garante uma relação mais harmoniosa.

7 – Fale claramente
Fale de forma que todos compreendam. Não utilize palavras rebuscadas, estrangeirismos, termos técnicos de difícil assimilação e jargões desconhecidos.

8 – Perto dos olhos
A disposição das pessoas deve proporcionar uma interação maior.

9 – Originalidade
É fundamental mostrar sempre uma abordagem original do assunto em questão.
A atenção das pessoas será sobre a necessidade das informações.

10 – Respeito
Respeite sempre a opinião dos participantes, seus princípios e valores, mesmo que você não concorde com eles.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Questão de Comportamento

Poucas coisas são mais fortes do que a capacidade humana de se moldar.
Cada um carrega em si as condições necessárias para estar realizando praticamente qualquer coisa a que se disponha, tanto de bom quanto de ruim.

Há quem atribua às circunstâncias aos resultados obtidos e quando não ocorre, sempre encontram culpados ou desculpas.

Assim, se você precisa que algo seja feito, atribua a responsabilidade a alguém que já tem muita coisa a fazer.

Quem tem muito a fazer, sempre encontra algum tempo para realizar mais, porém, quem tem poucas tarefas ou não sabe organizar seu tempo quase nunca cumpre ou apresenta o planejado.

Culpar as circunstanciais é muito mais cômodo.

Diversos profissionais desperdiçam um tempo precioso de forma absolutamente banal. Por preguiça, falta de costume, medo, ansiedade, comodidade ou desconhecimento acaba levando muito tempo para realizar algo, e geralmente quando conseguem os resultados perderam o momento oportuno.

Milagres em se tratando de fatos profissionais são soluções miraculosas. O que existe é visão de negócio, não importando o cargo que se ocupe ou a quantos anos se esta na empresa.

Na realidade, o que existe é talvez a falta desta visão. Muitos se acostumam com a rotina cotidiana, e com o tempo não enxergam o real significado das tarefas e dos objetivos. Ofuscando o que realmente é importante, não distingue qual deveria ser o próximo passo.

A falta de ação, aliada a falta de visão explica muito as causas do insucesso.

Desejos, expectativas, porém poucos atos no sentido de concretizar o que se quer.

sábado, 24 de abril de 2010

Resistência a mudanças

Mudança assusta todo mundo! Fomos treinados para a estabilidade, regras bem definidas, rotinas bem estruturadas.

Infelizmente, a vida não é assim tão certinha.
A mudança só acontece quando a necessidade percebida ou vontade é maior do que a resistência. Não haverá mudança, se a resistência for igual ou maior do que a necessidade.

Qualquer resistência! É PRODUZIR DESISTÊNCIA. Resisto por sentir medo. Resistir nada mais é do que insistir em ficar onde eu estou, ou seja, em desistir de mudar e crescer.

Resistir à mudança é fugir do crescimento, uma forma de esconder a fragilidade, a limitação e a incapacidade de acompanhar.

As coisas nunca foram fáceis para quem resolve colocar em prática seus planos de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Saber lidar com pessoas resistentes é um dos passos mais importante no crescimento, e um dos primeiros a ser buscados. Caso contrário, a tarefa de crescer pode ser interrompida.

Outro grande perigo a ser enfrentado é a nossa própria resistência à mudança passando a justificar a própria inércia em romper paradigmas e mudar meu comportamento, como por exemplo utilizar de desculpas e justificativas como;

..Não sobra tempo. (Campeã absoluta de todas as desculpas e justificativas esfarrapadas)
..Eu já passei da idade.
..O mundo é assim mesmo, não adianta querer mudar.
..É o destino, não vale a pena mudar.
..O medo da reação das outras pessoas, e se der errado. Isso é muito difícil
..Não há realmente nada que eu possa fazer.
..Bem que eu gostaria, mas não me deixam mudar.
..Vamos pensar melhor antes de decidir, aguardar um momento mais oportuno.
..Isso aí eu já tentei várias vezes;

O preço da segurança é a perda de liberdade de explorar o território sempre desconhecido e novo que é a vida, com suas infinitas escolhas e desafios.

O contrário de resistência à mudança é senso de oportunidade, manter o foco nas mudanças que eu quero realizar.

Fortaleça ao máximo a sua auto-estima, de modo a poder ficar auto-centrado.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Viva as mudanças e aproveite

Se a mudança é para melhor ou para pior, depende só de você.

Se as coisas não mudassem, nada aconteceria em nossas vidas.

Infelizmente, muitas pessoas ficam paralisadas pelas mudanças. Isso faz com que percam muitas oportunidades, o medo do fracasso mantém a maioria das pessoas estáticas.

Não tenha medo de procurar algo a mais, tenha medo apenas de ficar parado.

Não importa se você está bem preparado, ou se tem toda a técnica do mundo – os resultados que você terá dependem exclusivamente das ações que você tomar.

Pensamento positivo e foco vão apontar para o caminho certo. Mas é o esforço positivo e sustentado, que vai conduzi-lo para onde você quer ir.

Pessoas que tiveram sucesso não é porque possuem mais sorte, tem algum segredo, ou detem uma fórmula mágica para evitar as dificuldades e atrair somente boas oportunidades.

Pessoas de sucesso vivem no mesmo mundo em que nós todos vivemos, com os mesmos desafios, o mesmo conhecimento e a mesma sorte, a diferença não está no que recebemos da vida, mas sim como respondemos a isso.

Em qualquer dia, em qualquer situação, com qualquer pessoa, você pode escolher viver com uma atitude positiva e vencedora. Tenha em mente que as coisas provavelmente nunca vão melhorar se você não melhorá-las.

Vá em frente, seja feliz agora. Não existe porque economizar sua felicidade para o futuro, não significa que você esteja ‘gastando’ algo. Na verdade, ser feliz aumenta suas chances de continuar feliz.

Não existe porque esperar as coisas melhorarem, pessoas com muito menos do que você são bem felizes. A felicidade está no trajeto, não no destino.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Nunca dá tempo

Gerir o tempo se tornou uma das tarefas mais imprescindíveis e difíceis atualmente. É uma competência fundamental ainda não trabalhada de forma eficiente pela maioria dos profissionais, principalmente por aqueles que não tem tempo.

Administrar o tempo tem duas funções básicas: busca de eficiência no trabalho e uma melhor qualidade de vida.

Caminhos não são difíceis, mas de relativa complexidade na aplicação, pois exige condicionamento com novos hábitos de dar seqüência a nossas ações.

· Buscar objetividade,
atente-se nos detalhes que agregam valor, evitar sobrecargas desnecessárias.

· Definir prioridades,
com a rotina acabamos por não exercitar a habilidade de filtrar aquilo que realmente é importante. Termos bem claro qual será a nossas prioridades e ter foco.

· Delegar,
contar com a ajuda de outras pessoas, evitando centralizar todas as decisões.

· Diga não,
opte pela qualidade para conseguir o resultado desejado, Não assuma mais do que pode fazer, nunca prometa o que não pode cumprir.

· Cuide do seu estado mental e físico,
permita-se ter momentos de tranqüilidade e descanso periodicamente.

Gerir o tempo deve considerar diversos outros pontos que devem ser detalhados em relação a realidade de cada um. A característica principal deve ser desenvolvida para se ter uma melhor qualidade de vida.

Busque viver o melhor que puder.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Atitude

Independentemente de qual seja seu novo projeto, apenas mediante atitudes renovadas será possível cultivar resultados diferenciados. Afinal, se você trilhar o mesmo caminho, chegará apenas e tão somente aos mesmos lugares.

Aceite o convite para refletir sobre suas atitudes, e arrisque de não apenas ter idéias criativas e inovadoras, mas também de livrar-se das antigas.

O componente afetivo corresponde ao segmento emocional ou sentimental de uma atitude. A vertente comportamental está relacionada à intenção de comportar-se de determinada maneira com relação a alguém, alguma coisa ou evento.

As pessoas acham que atitude é ação, mas, atitude é racionalizar, sentir e externar. Está entre a conscientização e a ação, necessariamente deverá estar presente o sentimento como elo de ligação. Ou você sente, ou não muda...

Atitudes, como valores, são adquiridos a partir de algumas predisposições genéticas e muita carga do meio em que vivemos. Moldamos nossas atitudes a partir daqueles com quem convivemos, admiramos, respeitamos e até tememos. Reproduzimos muitas das atitudes de nossos pais, amigos, pessoas de nosso círculo de relacionamento.

As atitudes são bastante voláteis, explorada pela mídia que costuma influenciar nos hábitos de consumo.

As atitudes devem estar alinhadas com a coerência racional. Por isso que muitas vezes buscamos argumentar uma justificativa ou postura adotada. É um processo intrínseco. Se não houver coerência, não haverá paz em nossa consciência.

Pessoas dotadas de uma atitude empreendedora, estejam nos negócios como proprietários ou colaboradores, têm por princípio uma grande capacidade de iniciativa. Diante de uma circunstância tomam conhecimento dos fatos, sentem a necessidade de uma ação e assumem um comportamento pró-ativo para solucionar ou aproveitar a condição favorável.

A hesitação, nos faz adiar projetos, cancelar investimentos, protelar decisões. Ao combatermos a hesitação, corremos mais riscos, podemos experimentar mais insucessos, mas jamais ficaremos fadados à síndrome do “quase”, da dúvida do que poderia ter sido “se” a atitude tomada fosse outra.

Porém, não basta apenas vencer a hesitação e tomar a iniciativa. O verdadeiro empreendedor sabe que sem a capacidade de conduzir uma idéia ou projeto, não há sucesso

Cultive a coragem, para refletir e se conscientizar. Coragem para ter o coração e a mente abertos para internalizar o auto-conhecimento adquirido, para agir e mudar se preciso for.

domingo, 18 de abril de 2010

Criatividade Como Diferencial

É algo que poderá ser desenvolvido e que deve fazer parte da nossa vida, do nosso estilo, da nossa competência e comportamento.

Buscar o diferencial é oferecer algo a mais do que se espera, é atrair a preferência, adaptar-se ás suas necessidades, buscar soluções, fugir do convencional.

Trata-se de recursos valiosos de que dispomos e que necessitam ser cultivados através de técnicas de geração de idéias, resolução de problemas.

A criatividade está relacionada com processos de pensamento, imaginação, intuição e originalidade. Podemos perceber que se trata de características importantes para um profissional de sucesso, aliado aos conhecimentos técnicos e demais habilidades.

É necessário mudar de pensamento, sendo que não há hora marcada para criar, pois tal prática deve ser constantemente estimulada e desenvolvida através de uma sistematização e preparação.

Criando constantemente estratégias de ação, soluções diferentes para os diversos problemas, inovando.

Vantagens de atuarmos como criativo.
• Empreendedorismo;         • Auto-disciplinadas em busca de auto-realização e
• Motivação.

Obstáculos que impedem a criatividade:
• Velhas idéias, paradigmas;  • Limites imaginários;
• Conformismo;                     • Desistência;                • Preguiça mental;
• Medo de errar, tudo;          • Excesso de lógica;      • Resistência .

Facilitam a criatividade:
• Motivar as pessoas;             • Usar imagens visuais, auditivas;
• Conciliação de opostos;       • Usar os erros cometidos para aprendizagem;
• Quebrar padrões, rotinas;     • Humor;
• Receptividade as novas idéias.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A organização no ambiente de trabalho

Devido à correria do dia a dia, não temos tempo para prestarmos atenção em nosso local de trabalho. E por isso, em alguns casos, trabalhamos num lugar desorganizado.

Este ambiente não indica que os funcionários trabalham bastante, não tendo tempo para cuidar destas coisas.

Devemos ter em mente é que esta organização é importante. Afeta até mesmo o nosso rendimento no serviço.

Agora, se temos problema com a organização, existem algumas ferramentas que podem nos ajudar, como o 5S, que significam 5 palavras iniciadas com a letra S em japonês abaixo definidas;

Seiri - senso de utilização - o que é realmente necessário no ambiente de trabalho (ferramentas, materiais, papéis etc). O resto deve ser guardado ou descartado.

Seiton - senso de ordenação – do espaço organizado (quadro de ferramentas, arquivo de documentos etc).
Seisõ - senso de limpeza - a limpeza é uma necessidade diária de qualquer ambiente. Devemos fazer a limpeza. No final do expediente pode-se tomar alguns minutos para executar este procedimento.

Seiketsu - senso de saúde – onde se padroniza as práticas do trabalho, como manter os materiais juntos, canetas com canetas, livros, etc. Favorece à saúde física, mental e ambiental.

Shitsuke - senso de autodisciplina - fazer a manutenção dos itens acima. É difícil, pois é ita a ter uma outra visão diferente do ambiente que vivemos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Melhoria Contínua

Em um ambiente onde precisamos extrair boas idéias de cada membro da empresa, não devemos aceitar estilos que oprimam e intimidem.

Podemos convencer as pessoas a melhorar ou podemos afastá-las caso não consigamos fazê-lo. Esse deverá ser o compromisso com a transformação da organização na busca da melhoria contínua.

Com isso será determinado o futuro da confiança e do respeito mútuos que estamos construindo. Sabemos que sem líderes todos os nossos planos e sonhos para o futuro serão pregações sem alicerce.

Sua competência é suficiente arrumar o que é ncessario.
É possível melhorar o que já está bom.
E o que está ótimo.

Será possível?
Cultivar um bom relacionamento com as pessoas.
Transformar problemas em oportunidades.
Saber qual é o seu negócio.
O sucesso é uma oportunidade aproveitada.
Trabalhar para o futuro.

As técnicas de liderança constituem-se como conhecimento e ferramentas indispensáveis, não só porque agregam valor a vida de cada um, mas também porque auxiliam no desenvolvimento das potencialidades e da própria personalidade.

Busque constantemente a melhoria em todos os setores de sua vida, isto nunca deve terminar. .

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sucesso

Para crescer tem que amadurecer começando pelo reconhecimento da própria imperfeição e limitação.

A conquista leva-nos a uma sensação de poder, distribuída entre o prazer e o retorno compatível, mas nossa real independência está no dominar a arte de transformar oportunidades.

Depende de como articularmos nossa experiência para extrair transparência entre o que se quer obter e o que se pode oferecer. Colhemos o resultado de como trabalhamos para dotar de garantias e seguranças as nossas intenções estratégicas.

Nesse sentido, todos os apoios que conseguirmos para as integrações serão fundamentais para as garantias das execuções. As conquistas dos apoios vêm do entendimento que as propostas sejam percebidas.

Os são caminhos formados e construídos por pessoas que concordam entre si pelo que está sendo criado.

Mais do que a palavra “parceria” devemos completar seu conceito com a praticidade das formas do como a desenvolvemos, inserindo e aceitando as contribuições importantes do conjunto, sua adequação e detalhamento das equações, para que as necessidades sejam de fato oportunidades de realizações.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Nos habilita a liderar

O direito de conduzir não é uma atribuição, é uma conquista que pode levar muitos anos para ser alcançada.

É bom saber que qualquer um poderá, com interesse e dedicação, desenvolver as habilidades de bom líder. O que existe atrás de nós e o que existe à nossa frente são problemas menores, se comparado com o que existe dentro de nós.

1 - Cuidado com o seu ego, os líderes verdadeiramente não estão na liderança para ganho pessoal. Eles estão lá para servir os outros.

2 – Seja um bom seguidor, a maioria dos líderes eficazes aprende primeiro a se tornar bons seguidores.

3 - Mantenha relacionamentos positivos, verdadeiros líderes sabem intuitivamente que as pessoas vão junto com outras pessoas que deseja conviver.

4 - Trabalhe duro, mas de forma direcionada e inteligente, não só as suas habilidades e talentos, mas também uma grande paixão pelo trabalho.

5 - Confie na disciplina, não na emoção, as ações ligadas à disciplina garantem a boa liderança.

6 - Crie metas inteligentes e valorize-as atingir seu potencial e a viver melhor, a maior vocação da liderança é ajudar as pessoas a conseguirem o que mais desejam.

7 - Não seja egoísta: compartilhe, é preciso compartilhar. Se você usar seu poder para capacitar outros, a sua liderança irá conquistar muitos seguidores.

Liderança não se aprende ou aprimora, evam-se muitos anos para fazer sucesso do dia para a noite.

domingo, 11 de abril de 2010

Gestão do Conhecimento

A Globalização impactou toda a cadeia produtiva. Empresas, governos e o cidadão estão sendo forçados a mudar hábitos agora baseada em tecnologia e na informação.

O conhecimento ganha posição estratégica nas empresas, agregando valor ao negócio, como ativo intangível.

O novo modelo de negócios são os Sistemas de Informações que dispõem de recursos tecnológicos para coletar, armazenar, recuperar e processar dados que geram conhecimentos para a tomada de decisões.

Gerenciar conhecimento, mexe com o sentimento das pessoas. Nas instituições é de igual complexidade porque vai desde estudar o passado e as estratégias.

A gestão do conhecimento visa à melhoria do resultado, a produtividade que é uma questão fundamental para indivíduos, empresas.
Com essa visão, as organizações adotaram a Gestão por Processos que é o mapeamento de atividades desenvolvidas através de métodos que aplicadas no seu cotidiano geram melhorias.

Os processos, lidam com algo tangível e de fácil mensuração. Em se tratando do conhecimento humano, é bem mais complexo mensurar, sobretudo, quando se trata do conhecimento tácito.

Um dos grandes desafios da atualidade é a melhoria contínua do trabalho intelectual, por lidar com o sentimento, isto requer habilidades e práticas especiais. O feedback do líder, no sentido de orientar o liderado para o seu crescimento e melhoria é uma das melhores práticas.

Políticas internas de formação do colaborador também é um grande incentivo ao desenvolvimento do conhecimento, porem cabe ao profissional gerenciar seu desenvolvimento e a aprendizagem através da aquisição de novos conhecimentos.

A qualificação do trabalhador em habilidades específicas dentro da empresa é responsabilidade do empregador, mas do ponto de vista da empregabilidade, a qualificação e o gerenciamento da própria carreira é responsabilidade individual.

Um profissional com a capacidade de auto-aprendizagem, é sensível às necessidades de mudanças e isso é tudo o que as empresas querem.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Decidir o futuro hoje

Todos os dias nós tomamos muitas decisões. Nesse momento plantamos o futuro no presente.

Na empresa o caminho é o mesmo. Quando a empresa começa a criar, a desenvolver e aplicar políticas de sustentabilidade está também focada no futuro, em um planejamento de médio ou longo prazo.
Diferente da decisão pessoal onde poucas pessoas estão envolvidas, na empresa esta definição exige a participação de todos para obter sucesso.

E esse comprometimento é a parte mais difícil do caminho, pois exige conscientização e conceitos muitas vezes não adquiridos no desenvolvimento de nossas vidas. Conceitos atuais e não integrantes do nosso aprendizado.

É preciso mudar nosso jeito de ser.

Na empresa as políticas de sustentabilidade precisam ser aderidas por todos para trazer resultados, para todos os envolvidos.
Individualizar a responsabilidade e estabelecer metas tangíveis, para se atingir o desenvolvimento satisfatório do planejado.

A importância está em comprometer os envolvidos com as equipes para gerar resultados.

Mudar paradigmas, ser criativo são obrigações das pessoas e por consequência das empresas, não podemos deixar o futuro para amanhã.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Mudanças Oganizacionais

A mudança organizacional é uma realidade do mundo atual e tal realidade provavelmente não mudará tão cedo. As empresas devem esperar enfrentar mais mudanças, e em ritmo cada vez mais acelerado.

As organizações têm que lidar com novas tecnologias e atualizações das tecnologias existentes. Têm tem que ter iniciativas de melhoria de processos.

As organizações que obtêm êxito nas mudanças levam em conta as pessoas afetadas por elas, e que são essenciais para a realização das próprias mudanças.

Mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias projetadas para realinhar a organização com as constantes mudanças nas demandas de seu ambiente de negócios.

A mudança organizacional abrange a introdução de novos processos, procedimentos e tecnologias, normalmente desconhecidos, diferente daquilo considerado como tradicional.

Assim, do ponto de vista individual, a mudança pode causar emoções e reações que vão do otimismo ao medo, ansiedade, desafio, resistência, entusiasmo, incapacidade, receio, pessimismo e motivação.

O gerenciamento da mudança organizacional deve reconhecer e administrar essas emoções e reações humanas, de modo a minimizar queda de produtividade que geralmente acompanha as mudanças.

Os esforços para mudar costumam falhar por não reconhecer ou deixar de administrar os componentes humanos da mudança.

Novas soluções técnicas requerem o envolvimento de pessoas, que estejam dispostas a alterar seus comportamentos e formas de pensar. Para alcançar isto é preciso tempo, motivação, habilidades e prática. Normalmente para as soluções técnicas dedica-se mais tempo, e os aspectos humanos acabam não recebendo a devida atenção.

A Necessidade de Reestruturação Organizacional é necessária quando;

1.Novas habilidades são necessárias para atender às exigências esperadas. 2.A responsabilidade pelos resultados não é claramente mensurável. 3.Partes da organização estão com excesso ou falta de pessoal necessário. 4.As comunicações são inconsistentes, fragmentadas e ineficazes. 5.A tecnologia ou inovação estão produzindo mudanças no fluxo dos processos. 6.Retenção e rotatividade de pessoal são problemas significativos. 7.A produtividade da força de trabalho está estagnada.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tecnologia e Relações Humanas

É Visível a aceleração avançada das inúmeras tecnologias.

Antes as pessoas utilizavam-se dos modos mais íntimos de relacionar-se em função dos meios de comunicação disponíveis.
Atualmente estes meios de comunicação alicerçados em tecnologias avançadas, vieram proporcionar conforto e distanciamento entre as pessoas. Muitas máquinas surgiram para substituir as relações humanas.

A TV, das mais variadas formas, e na maneira preguiçosa de se divertir, as pessoas passam a substituir o convívio, por programas invariavelmente fúteis e sem cultura.

Telefones cada vez mais sofisticados, permitem que as conversas pessoais fossem substituída pelo sentido escutar, ao mesmo tempo em que se fala, se ouve e se faz uma terceira atividade.

A internet ferramenta fantástica, onde em tempo real podemos conversar com o mundo todo, viajar por diferentes lugares. A carta que demorava meses para chegar, foi substituída pelo email, que em segundos chega ao destino desejado. A pesquisa é feita em poucos minutos e os livros passaram a ser esquecidos nas prateleiras da biblioteca.

A crescente aceleração tecnológica contribui para o afastamento das relações humanas. Seja a tv, celular, internet entre outros, substituem gradativamente o encontro entre as pessoas.

Cada um cria seu ciberespaço e nele projeta um mundo particular, onde a comunicação entre familiares, vizinhos e amigos torna-se fria e distante.

Rever conceitos e resgatar valores, apreciar as coisas belas que a vida oferece, como um passeio pelo parque, uma conversa entre amigos, uma visita a um familiar distante.

É preciso estar atento aos bons momentos que perdemos ao fechar a porta e conviver com a máquina.

Busque uma relação de afeto e de proximidade com o ser humano. Nada substitui o calor humano.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Perseverança

Sentimento de um obstinado e vai além das críticas, acreditando que seu sonho, se realizará.

Como acha que será o seu final de semana, já tem tudo programado?
Quais as chances de conseguir um final de semana que te possibilite descansar, se divertir e obter forças para enfrentar a próxima semana?
.
É curioso que quando se trata de planos pessoais, temos ambições mais leves, menos pressionadoras, nossas vontades vão se realizando com a determinação.
Se há necessidade de um desvio, em geral, aceitamos resignadamente e sem tanta oposição, é mais fácil aceitar o que nos chega, no campo pessoal do que no profissional.
Este deveria ser um modelo para nossas práticas profissionais, já que muitas vezes, perdemos o foco pelo excesso de pressão e incapacidade de concentração, motivados pela imposição do ter que acontecer.
.
Perseverar, está mais relacionado a uma questão interna, pessoal, que externa e factual.

Como reage diante dos obstáculos, como está sua carreira?
Saber o caminho que está percorrendo é imprescindível para que você possa seguir no mesmo curso, ou desviar-se dele.
Perseverança consciente e assertiva pode ser produtiva, ilusória ou também em muitas vezes a perda de possibilidade.
Ao apostar em determinado percurso, encontre os obstáculos, anteveja as dificuldades.
Desenvolva o planejamento de sua realização, com a perseverança necessária para enxergar o quanto deve acelerar ou reduzir.
.
Doses e tempos certos, ajustam o alvo, equilibram o percurso e promovem a conquista..

terça-feira, 30 de março de 2010

Comportamento Ético

Decisões éticas baseiam-se em um conjunto de valores fundamentais. ser honesto, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, íntegro, educado, e fiel.

Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

Agir corretamente não é só uma questão de consciência. É um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada.
Atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso.

Ser ético é uma característica fundamental.
Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. Estar tranqüilo com a consciência pessoal. Agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.

Para saber se uma empresa é ou não ética é preciso verificar a maneira como ela se planeja e cria soluções para evitar deslizes e problemas. Prevenção é a palavra de ordem em qualquer organização que valorize a ética nos seus negócios e no ambiente de trabalho.

Não existe uma receita universal, pronta e eficaz para resolver todas as questões. A decisão sempre varia de pessoa para pessoa, de consciência para consciência. Cada um tem seus limites, impostos por suas crenças e pelas leis, e deve segui-los.

Estratégias:
1) Não faça nada que não possa assumir em público.
2) Certifique-se de seus valores com o meio em que vive.
3) Verifique as conseqüências do seu ato em relação a todos os envolvidos.
4) Saiba ouvir o cliente. É aconselhável ouvir mais do que falar.
5) Trabalhe os temas polêmicos,promessas ao cliente com relação a atendimento e prazos.
6) Participe de reuniões, encontros e eventos de formação, treinamento e desenvolvimento.
7) Evite rivalidades. Cultive boas relações dentro e fora das equipes.
8) Pontualidade em termos do horário de trabalho. Observe políticas, normas e procedimentos.
9) Não se omita. Assuma seus erros.

O caráter da empresa é o caráter que seus empregados têm.
Falhas éticas destroem carreiras e organizações.
Agir eticamente sempre será uma decisão pessoal

segunda-feira, 29 de março de 2010

Organize sua mesa de Trabalho

Conseguir manter a sua mesa de trabalho limpa e organizada já é meio caminho andado para aliviar o stress do dia-a-dia.

ORGANIZAR SUA MESA:
- A freqüência de uso é a chave para a localização, pense em sua mesa inteira como “espaço principal”. Tudo que fique perto deve valer a pena, o que significa usá-los com freqüência.

- O objetivo não é uma mesa perfeita o tempo todo. É a capacidade de encontrar coisas quando precisa delas e ter sempre um local de trabalho limpo. Deve-se processar tudo o que estiver em sua mesa, colocando cada coisa em seu local apropriado com rapidez e facilidade.

- Se tiver uma caixa de saída, limpe-a pelo menos uma vez ao dia.

ORGANIZAR SUAS GAVETAS:
1. Reorganize itens, colocando os que forem afins juntos.
2. Limite seus itens pessoais em uma gaveta.
3. Coloque qualquer trabalho a fazer na superfície de sua mesa para processamento imediato.
4. Leve suas “tralhas” em excesso para outro lugar.
5. Apenas itens de uso freqüente devem ficar próximos a sua carteira de trabalho.

RELEMBRANDO...
1. Limpe sua mesa no final de cada dia;
2. Seja seletivo sobre o que manter;
3. Jogue coisas fora, rearquive rapidamente.

ORGANIZE-SE:

A falta de organização também faz com que a quantidade de trabalho que se tem a fazer pareça maior do que realmente é.
Evite esquecimentos e papéis com recados e lembretes por toda a parte. A maneira de lembrar é anotando, mas de forma organizada. Então, ao guardar coisas, faça uma anotação, conforme sugestões abaixo:
- Agenda: Anote tudo e tenha apenas uma.
- Lista de coisas a fazer: Priorize ações e tenha apenas uma com no máximo 15 itens.
- Lista de projetos: Separar atividades diárias de projetos de longo prazo

BENEFÍCIOS DE SER ORGANIZADO(A):
- Maior controle sobre minha mesa;
- Outros podem encontrar informações quando eu estiver fora;
- Ser um bom exemplo;
- Ter mais tempo.
Agora depende de você!!!.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Boas maneiras e civilidade

A grande preocupação com a qualificação profissional muitas vezes acabar por desconsiderar o fato de que a qualificação é apenas uma das características que compõem o bom profissional.

O equilíbrio emocional, das boas maneiras e da civilidade. Coisas simples como cumprimentar os colegas ao chegar ou sair do ambiente de trabalho, ligar para as pessoas informando sobre imprevistos ou atrasos para um compromisso agendado, retornar as ligações telefônicas, recados e e-mails, conversar com os colegas usando as palavras "por favor" e "obrigado", boa vontade, e paciência para ouvir uma solicitação, cortesia e até o elementar cumprimento dos horários.

As causas responsáveis um comportamento similar, seja o fato dos relacionamentos não estarem recebendo a merecida importância, ou, descaracterizados sobretudo pelo uso de meios eletrônicos.

As exigências do dia-a-dia são tantas e o tempo tão curto, que as pessoas não tem se dedicado a manutenção das amizades, vizinhanças, colegas e familiares.

Cuidar dos relacionamentos é um importante exercício de civilidade, convivência, equilíbrio além de proporcionar a oportunidade de aprender, tolerar, liderar, influenciar, debater idéias.

É sempre interessante lembrar que saber se relacionar é uma arte, e, conhecimento técnico, na maioria das vezes, pode ser alinhado, melhorado ou iniciado com dedicação, pesquisa e treinamento.

Um não é suficiente sem o outro. Nestes tempos em que vivemos o mercado saberá valorizar o profissional mais completo.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Produtividade no trabalho

A cobrança por produtividade e melhores resultados, às vezes, é algo inevitável dentro da organização. A “era da informação”, junto com a competitividade do mercado, faz com que o profissional sempre tenha que mostrar elevado desempenho em suas atividades.

Conseguir administrar a rotina e aproveitar ao máximo as horas que trabalha pode ser favorável para alcançar a performance esperada.

Por isso, é fundamental que o profissional faça uma gestão do seu tempo e planeje as atividades cotidianas. A partir do momento em que se começa a adotar um método para organizar o tempo, os resultados aparecem rapidamente.

Anotar em cadernos, agendas, ou computador todas as atividades, pode ser extremamente útil para elevar o desempenho.

A má gestão do tempo disponível e o acúmulo de tarefas podem acarretar em desgastes, estresse, cansaço físico e psicológico, além de dificuldades de concentração.

O aumento da produtividade no trabalho também está diretamente relacionado com a vida pessoal. Dificuldade de relacionamento em casa e problemas relacionados à saúde são alguns fatores externos que podem prejudicar o profissional no trabalho.

Dicas para gerar produtividade;

1. Avalie o tempo necessário e estabeleça prazos para tarefas. Aprenda a gerir o tempo e a usar as horas que dispõe da forma mais produtiva possível, depois vá para casa e descanse.
2. Estabeleça prioridades identificando a importância e urgência de cada atividade. Geralmente a tendência é a urgência se sobrepor à importância. Acontecimentos urgentes sempre têm vínculo com prioridades e prazos de outras pessoas.
3. Planeje o seu dia de trabalho antecipadamente. Você terá sensação de estar com as coisas controladas. Foque seu planejamento.
4. Preocupe-se em mostrar resultados no período de trabalho. Será reconhecido como uma pessoa que age com competência e entrega os resultados que a empresa necessita, não perdendo tempo com coisas insignificantes.
5. Não deixe de delegar as atividades, seja claro na comunicação e certifique-se de que foi entendido no que delegou.
6. Tenha disciplina: Aprenda a dizer não em certas situações. Utilize o telefone sem exageros e evite interrupções durante reuniões.
7. Tenha objetividade em todas as circunstâncias, como em reuniões, telefonemas e e-mails. Estabeleça uma comunicação breve e objetiva (oral e escrita).
8. Se organize: Evite o acúmulo de papéis, organize sua mesa de trabalho.
9. Respeite seu relógio biológico: Permita-se momentos de lazer. Estabeleça tempo para atividades isoladas, como elaborar ideias.

O auto-gerenciamento requer planejamento e disciplina.

Pessoas cansadas, estressadas no trabalho é de difícil convívio, negligenciam as próprias atividades, abusam do limite do corpo e da mente, desprezam a qualidade de vida. E acabam cometendo erros por falta de atenção, bloqueiam inovações por falta de visão, além de criarem um clima de tensão que dificulta o trabalho em equipe.

terça-feira, 23 de março de 2010

Você é um Workaholic?

Workaholic é um viciado em trabalho.


Estudos recentes de casos clínicos em consultórios psicológicos e psiquiátricos concluíram que o vício em trabalho é similar ao vício em álcool ou drogas.. Para o Workaholic o trabalho torna-se uma obsessão.

Workaholics são pessoas que fazem do trabalho a sua principal razão de viver. Entre tantos motivos que levam a tal situação, estão a competição, busca de poder e status, realização profissional e as vezes, a maior razão, para muitas pessoas: a fuga de problemas íntimos ou familiares.

O workaholic faz de seu trabalho o sentido de sua vida, canaliza cada vez em maior escala sua energia no trabalho, sacrificando assim o lazer e as relações pessoais. É uma pessoa que racionaliza muito, desconsidera seus próprios sentimentos e tem um contato mínimo com si mesmo e com seus conflitos. É um tanto individualista e egoísta, por vezes uma ansioso.

Na família ou com os amigos, o workaholic sofre sem dar espaço para os sentimentos e os afetos, sempre insatisfeito consigo, alimenta a idéia de ser “onipotente” e “onipresente”, mas na verdade é um “omisso”, ou “ausente”, também um(a) amante que sempre que sempre oferece pouco companheirismo, contato e afeto.

O workaholic não relaxa, é constante a sua preocupação com o trabalho, onde a maior conseqüência é a deterioração da qualidade de vida e também daqueles que o cercam, a pessoa só começa a perceber que está se auto destruindo quando identifica algum quadro de estresse, depressão, isolamento ou problemas de saúde .

Se você identificou algum ponto aqui abordado, faça uma pausa, uma auto-análise, avaliando a sua maneira de se relacionar consigo e com as pessoas, a forma de resolver seus problemas afetivos - emocionais, e como tem se dedicado ao trabalho. Um forte indicador é se as pessoas à sua volta estão reclamando a sua presença. O trabalho é ótimo, gratificante e enriquecedor, mas não pode ser tudo na sua vida.